A INTERCOM>

CONGRESSOS>

NÚCLEOS DE PESQUISA>

PRÊMIOS>

SIMPÓSIOS>

COLÓQUIOS>

MEMÓRIA>

REVISTAS>

BANCO DE TEXTOS

LIVRARIA VIRTUAL

COMUNICADOS

LINKS

Portcom - Rede de Informação em Comunicação dos Países de Língua Portuguesa

Expocom

ECA-USP

Lusocom - Federação Lusófona de Ciências da Comunicação

Rede Alfredo de Carvalho









XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação

Tema central:
Ensino e Pesquisa em Comunicação

5 a 9 de setembro de 2005
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Normas gerais para envio de trabalhos ao
XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação

Instruções Preliminares

Clique aqui para ter acesso à página de inscrição e submissão de trabalhos

V Encontro dos Núcleos de Pesquisa Intercom
Sessão de Temas Livres
Eventos especiais II: Mesas Temáticas (novo)
Eventos especiais III: Intercom Júnior (novo)
XV Endocom – Encontro de Informação em Ciências da Comunicação
II Colóquio Brasil-Estados Unidos de Ciências da Comunicação*

Período para submissão de trabalhos: de 20 de abril a 31 de maio de 2005*
*Prorrogado o prazo de encerramento: 12 de junho, às 24h.
Para o II Colóquio Brasil-Estados Unidos, consulte a chamada de trabalhos/Call for papers específica clicando aqui.

1. Normas gerais para a submissão de trabalhos (que devem ser lidas antes da digitação do trabalho):

1.1. Os trabalhos, para serem apreciados pelos coordenadores dos Núcleos de Pesquisa e dos demais eventos do XXVIII Congresso acima indicados, deverão estar digitados em português e ser enviados somente pelo sistema informático, seguindo o roteiro indicado na página virtual do Congresso em “Inscrições e Envio de trabalhos”, e conforme as regras estabelecidas no padrão (template) para submissão de trabalhos. A não obediência a estas regras implicará na recusa ou mesmo na não apreciação do trabalho.

1.1.1. Os pesquisadores residentes no exterior poderão também enviar seus trabalhos escritos em espanhol. Para o II Colóquio Brasil-Estados Unidos os trabalhos poderão ser enviados também em inglês.

1.2. Os Coordenadores de Núcleos de Pesquisa só apreciarão os trabalhos enviados pelo sistema acima indicado (1.1), dentro do prazo estabelecido e que sejam pertinentes à ementa ou tema do Núcleo (cf. § 1 do art. 4 das NR) ou ao evento que coordenam, recusando os demais. Para esclarecer dúvidas quanto ao evento ou Núcleo para o qual enviar o trabalho, consulte os itens 2.2.1, 3.1, 4.1, 5.1, 6.1, 7.1 e 8.1 destas Normas.

1.3. O mesmo trabalho só poderá ser proposto a um evento do XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Em caso de envio para mais de um evento, o trabalho poderá ser excluído do Congresso.

1.4. O envio de trabalho para qualquer dos eventos do Congresso implica que seu(s) autor(es) concede(m), formal e graciosamente, à Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom – o direito, caso o mesmo seja aceito para apresentação em suas sessões, de o incluir e divulgar nos arquivos virtuais do XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação e nos seus Anais, que serão divulgados e comercializados, em CD-Rom, no evento, e posteriormente, pela entidade.

1.5. Só poderá ser submetido trabalho para qualquer dos eventos após o seu autor se inscrever no XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, ressalvando-se que pesquisadores residentes no estrangeiro, brasileiros ou não, após fazerem a inscrição prévia, terão a opção de fazer o pagamento da taxa de inscrição posteriormente, até mesmo na secretaria local – de acordo com a tabela de valores estabelecida junto à ficha de inscrição –, antes de receberem o material do Congresso.

1.5.1. No caso de haver mais de um autor do trabalho, pelo menos um deles, aquele que fará a sua apresentação (caso aceito), deverá fazer a inscrição e o respectivo pagamento do boleto bancário, para que o trabalho possa ser enviado, sempre de acordo com as Normas gerais e específicas de cada evento, e conforme as instruções para o preenchimento da ficha de inscrição, ressalvado o que dispõe o item 1.1.1., para pesquisadores residentes no exterior.

1.6. A não aceitação do trabalho enviado para apresentação em qualquer dos eventos do XXVIII Congresso da Intercom não anula a inscrição feita, nem dá direito à devolução do valor pago. A inscrição é feita no XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação e dá direito a participar da programação, obedecidas as regras estabelecidas pela Comissão organizadora.

2. V Encontro dos Núcleos de Pesquisa Intercom

2.1. Apenas pesquisadores, inscritos previamente no Congresso, com grau acadêmico de mestre e/ou doutor ou alunos regulares de cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado), podem submeter trabalhos para apresentação no V Encontro dos Núcleos de Pesquisa Intercom (cf. Normas Regimentais-NR, art. 4, § 1, inc. e), que ocorrerá, dentro da programação do XXVIII Congresso, na manhã e tarde dos dias 8 e 9 de setembro de 2005.

2.1.1. Os pesquisadores interessados em apresentar trabalhos no XXVIII Congresso que não preencham o pré-requisito acadêmico exigido no Encontro dos NPs, desde que sejam graduados, podem submeter seus trabalhos à Coordenação da Sessão de Temas Livres (ver item 3 destas Normas).

2.1.2. Os estudantes de graduação poderão, diretamente ou através de proposta de professor(a), submeter os resultados de seus trabalhos de pesquisa para apresentação em Eventos especiais III – Intercom Júnior, conforme as Normas (ver item 5).

2.1.3. É possível, ainda, a pesquisador(a), com grau de doutor, propor mesa temática à Coordenação de Eventos especiais II: Mesas Temáticas, com a participação de 2 (dois) a 4 (quatro) pesquisadores, além do coordenador da mesa (consulte o item 4 destas Normas).

2.1.4. Em qualquer das situações acima só poderão submeter propostas e trabalhos os pesquisadores previamente inscritos no XXVIII Congresso.

2.2. Os Coordenadores de Núcleos de Pesquisa e dos demais eventos do Congresso acima indicados só apreciarão os trabalhos enviados na forma indicada em 1.1., que sejam pertinentes à ementa do evento que coordenam, excluindo os demais, inclusive os que lhes forem enviados pelos pesquisadores diretamente, por e-mail ou outra qualquer forma, já que apenas o envio na forma indicada acima fica registrado nos arquivos virtuais de trabalhos do Congresso, sendo nulos os envios fora do sistema informático, não cabendo reclamações posteriores aos pesquisadores que não obedecerem às normas de envio. (cf. NR, art. 4°, § 6, inc. b).

2.2.1. Para saber qual Núcleo poderá apreciar e acolher o seu paper consulte o Índice de palavras-chave dos Núcleos de Pesquisa e envie, na forma indicada acima, seu trabalho à Coordenação do Núcleo que contemple pelo menos uma das palavras-chave do seu paper. Caso não encontre nenhuma das palavras-chave de seu trabalho nesse Índice, consulte também o Índice das seções temáticas dos Núcleos de Pesquisa, onde poderá encontrar um tema ou área do campo da Comunicação desenvolvidas em algum dos NPs, com a qual seu trabalho se possa identificar e assim deve ser a esse Núcleo que o deve encaminhar. Se não encontrar nenhuma das palavras-chave de seu trabalho nem a sua temática nesses Índices, sugere-se que proponha o seu trabalho à Coordenação da Sessão de Temas Livres ou consulte o Coordenador geral dos Núcleos de Pesquisa, Prof. Dr. Aníbal Bragança (e-mail: anibalbraganca@terra.com.br), que poderá orientá-lo.

2.3. Cada pesquisador só poderá encaminhar um trabalho de sua autoria para o V Encontro dos Núcleos de Pesquisa (cf. § 1 do art. 4 das NR). São admitidas exceções no caso de co-autoria, quando podem ser submetidos até dois trabalhos do mesmo autor, desde que um deles seja de autoria única e outro não ou que, sendo ambos em co-autoria, o sejam com co-autores diferentes. Também é possível haver mais de um trabalho do mesmo autor, quando um deles for destinado a um “evento especial” organizado pelo Núcleo, para o qual tenha sido o autor convidado pelo Coordenador a participar. Em nenhuma hipótese o mesmo autor poderá submeter mais de dois trabalhos ao V Encontro dos NPs.

2.3.1. Nos trabalhos em co-autoria é possível submeter à apreciação um trabalho feito em parceria com autor(es) sem a qualificação acadêmica exigida nos Núcleos, mas, se for selecionado, o trabalho só poderá ser apresentado no Núcleo pelo autor com a qualificação exigida, e é também esse autor que deverá fazer a inscrição no Congresso, ficando opcional a inscrição do(s) outro(s) autor(es). Este(s) poderá(ão) participar, como ouvinte(s), das sessões do Núcleo, desde que também esteja(m) inscrito(s) no Congresso. O trabalho, em qualquer hipótese, só poderá ser apresentado na sessão de trabalhos do Núcleo de Pesquisa pelo autor qualificado para participar das reuniões do NP como expositor (cf. § 1, al. d, do art. 4 das NR) .

Calendário para envio de trabalhos

31 de maio - Prazo final para envio do trabalho [completo]:
Prorrogado o prazo de encerramento: 12 de junho, às 24h.

Até 21 de junho: resultado da seleção dos trabalhos enviados
Prorrogado o prazo para os resultados: 30 de junho.

3. Sessão de Temas Livres

3.1. Objetivos: A Sessão de Temas Livres é um espaço destinado à apresentação de trabalhos desenvolvidos por pesquisadores com temas ou formatos que não se enquadram nas ementas dos Núcleos de Pesquisa, e que está aberto também para, além dos mestres e doutores, a pesquisadores com o grau de bacharel. Visa especialmente abrir espaço para apresentação de temas emergentes no campo da Comunicação. Ocorrerá, dentro da programação do XXVIII Congresso, no dia 7 de setembro de 2005, das 9h às 18h, em sessões paralelas.

3.2. Calendário para o envio de trabalhos:

3.2.1. até 31 de maio: inscrição no Congresso e envio do resumo e/ou do trabalho completo, na forma indicada nos itens 1 e 2, acima, deverá ser digitado de acordo com as Normas gerais e o padrão (template) do Congresso.

Prorrogado o prazo de encerramento: 12 de junho, às 24h.

3.2.2. até 15 de junho: divulgação do resultado da seleção dos trabalhos propostos.

Prorrogado o prazo para os resultados: 25 de junho.

3.2.3. até 30 de junho: prazo final para envio, na forma indicada nos itens 1 e 2, acima, pelos autores dos trabalhos selecionados do texto completo, digitado de acordo com as Normas gerais do padrão (template) do Congresso. Serão excluídos da publicação no CD-ROM do XXVIII Congresso da Intercom os trabalhos enviados em desacordo com essas Normas e/ou fora do prazo.

Prorrogado o prazo final para envio do trabalho completo: 3 de julho, às 24h.

4. Eventos especiais II – Mesas Temáticas

4.1. O que é: Espaço acadêmico aberto pela diretoria da Intercom a partir deste XXVIII Congresso para acolher propostas de mesas temáticas, sobre qualquer tema considerado relevante na área interdisciplinar da Comunicação, que seja encaminhada por pesquisador com grau acadêmico mínimo de doutor, inscrito previamente no Congresso, com um mínimo de 2 (dois) e um máximo de 4 (quatro) pesquisadores participantes, além do proponente, que será responsável pela coordenação da mesa. Ocorrerá, dentro da programação do XXVIII Congresso, no dia 7 de setembro de 2005. Coordenadores Prof. Dr. Aníbal Bragança e Profa. Dra. Ada Dencker.

4.2. Objetivos: O espaço dos Eventos Especiais II – Mesas temáticas visa oferecer alternativas de exposição e discussão aos grupos de pesquisadores com uma composição orgânica, preferencialmente àqueles grupos já registrados no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), cuja temática pode ou não estar contemplada nos Núcleos de Pesquisa da Intercom, e que tenha sua composição e sua coordenação sob a responsabilidade de um líder com o grau de doutor, obedecendo às Normas estabelecidas pela diretoria da Intercom.

4.2.1. A composição do grupo deverá abrigar um mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de pesquisadores com grau mínimo de doutor ou mestre, ou vinculados, como alunos regulares, a programas de pós-graduação stricto sensu.

4.2.2. A duração dos trabalhos da mesa temática não poderá ultrapassar 180 minutos, incluindo apresentação, exposições, debates e eventual intervalo.

4.3. Calendário para o envio de trabalhos:

4.3.1. As propostas deverão ser encaminhadas, na forma indicada nos itens 1 e 2, acima, à Coordenação de Eventos Especiais II – Mesas Temáticas até 31 de maio, com título, resumo geral da temática da mesa, proponente e demais componentes da mesa, incluindo, como nota de rodapé do título do resumo. Os minicurrículos acadêmicos de todos os integrantes, conforme as Normas gerais para o envio de trabalho e o respectivo padrão (template).

Prorrogado o prazo de encerramento: 12 de junho, às 24h.

4.3.2. O proponente da Mesa temática deverá enviar também, juntamente com a proposta da mesa, o título, resumo e palavras-chave do trabalho que irá apresentar na Mesa, sendo opcional enviar o trabalho completo, tudo também conforme as Normas gerais para o envio de trabalho e o respectivo padrão (template).

4.3.3. Os resultados da avaliação da proposta serão dados pela Coordenação de Eventos Especiais II – Mesas temáticas até ao dia 15 de junho [Prorrogado o prazo para os resultados: 25 de junho], tendo o aceite um caráter preliminar, até que a totalidade dos integrantes da mesa temática proposta se inscrevam no XXVIII Congresso, e enviem, na forma indicada nos itens 1 e 2, acima, os dados referentes ao trabalho que irão apresentar na mesa, conforme as Normas gerais para o envio de trabalho e o respectivo padrão (template), sendo opcional o envio do trabalho completo. A inscrição e o envio do trabalho poderão ser feitos somente até o dia 21 de junho [Prorrogado o prazo: 30 de junho], sem o que o aceite não será validado e a proposta não entrará na programação do evento.

4.3.4. Os pesquisadores integrantes da mesa temática acolhida pela Coordenação do evento, que não tenham enviado o trabalho completo, terão até ao dia 30 de junho [Prorrogado o prazo final para envio do trabalho completo: 3 de julho, às 24h] para o fazer, na forma indicada nos itens 1 e 2, acima, após o qual o trabalho não será incluído nos CD-ROM dos Anais do Congresso.

4.4. Das responsabilidades do proponente da mesa:

Cabe ao pesquisador proponente da mesa temática aceita:

4.4.1. a responsabilidade da coordenação e do bom andamento dos trabalhos, do estrito cumprimento do programa e do horário estabelecidos previamente pela Coordenadora geral do evento;

4.4.2. preparar e entregar à coordenadora geral do Evento, no final dos trabalhos, um breve relatório apontando se os objetivos acadêmicos foram ou não alcançados, se a presença do público foi ou não satisfatória, se a participação deste nos debates foi produtiva, em que medida as condições de infraestrutura oferecidas favoreceram ou prejudicaram os trabalhos, se o modelo do evento é adequado ou não a seus objetivos, e eventuais sugestões e críticas que possam contribuir para que o evento seja aperfeiçoado e consolidado nos Congressos da Intercom.

5. Eventos especiais III – Intercom Júnior

5.1. O que é: Espaço acadêmico aberto pela diretoria da Intercom a partir do XXVIII Congresso para a apresentação e discussão de trabalhos de pesquisa do campo interdisciplinar da Comunicação, elaborados nos cursos de graduação, em projetos de iniciação científica (Pibic) ou não, propostos diretamente pelo aluno ou através de proposta de mesa elaborada e encaminhada por professor(a) de instituição de nível superior (da área da Comunicação), com a participação de 2 (dois) a 4 (quatro) jovens pesquisadores, bacharéis ou alunos de graduação, além do professor. Ocorrerá, dentro da programação do Congresso, nos dias 8 e 9 de setembro de 2005. Os trabalhos concorrentes ao Prêmio Intercom não poderão ser enviados para apresentação no Intercom Júnior. Serão excluídos os que o forem. Coordenador: Prof. Ms. Fernando Ferreira de Almeida

5.2. Objetivos:

5.2.1. O espaço Eventos Especiais III – Intercom Júnior tem como principal objetivo estimular as vocações e as práticas de pesquisa nos cursos de graduação, oferecendo ao jovem pesquisador a oportunidade da experiência de participação no Congresso da Intercom com apresentação e discussão do resultado de suas pesquisas.

5.2.2. Oferecer ao professor orientador de pesquisas na graduação a oportunidade de reunir alunos para que apresentem trabalhos resultantes das pesquisas que desenvolveram nos cursos de graduação, discutindo e compartilhando as suas experiências num ambiente acadêmico, interdisciplinar e interinstitucional, estimulando as vocações de pesquisa na área da Comunicação.

5.2.3. Oferecer uma contribuição para a melhoria da qualidade do ensino de Comunicação na graduação, o fortalecimento do campo e a renovação e ampliação dos seus quadros.

5.3. Calendário para o envio de trabalhos:

5.3.1. Os trabalhos individuais (ou em co-autoria) deverão ser encaminhados, na forma indicada nos itens 1 e 2, acima, à Coordenação de Eventos Especiais III – Intercom Júnior até 31 de maio, completos ou apenas o seu resumo, sempre de acordo com as Normas gerais (acima, item 1) para o envio de trabalhos e o respectivo padrão (template), após o pesquisador proponente ter feito sua inscrição no Congresso.

Prorrogado o prazo de encerramento: 12 de junho, às 24h.

5.3.2. As propostas de mesas deverão ser encaminhadas, na forma indicada nos itens 1 e 2, acima, à Coordenação de Eventos Especiais III – Intercom Júnior até 31 de maio, com título, proponente e componentes da mesa, minicurrículos acadêmicos de todos os componentes, respectivos trabalhos, completos ou apenas o resumo, conforme as Normas gerais (acima, item 1) para o envio de trabalhos e o respectivo padrão (template), após o proponente ter feito a inscrição no XXVIII Congresso.

Prorrogado o prazo de encerramento: 12 de junho, às 24h.

5.3.3. Os resultados da avaliação das propostas de mesa e dos trabalhos individuais serão dados pelo Coordenador de Eventos Especiais III – Intercom Júnior até ao dia 15 de junho.

Prorrogado o prazo para os resultados: 30 de junho.

5.3.3.1. O aceite de proposta de mesa terá um caráter preliminar, até que a totalidade dos integrantes da mesa proposta se inscrevam no XXVIII Congresso, o que poderá ser feito somente até ao dia 20 de junho, sem o que o aceite não será validado e a proposta não entrará na programação do evento.

Prorrogado o prazo para inscrição dos demais integrantes da mesa: 30 de junho.

5.3.4. Os pesquisadores individuais ou integrantes da mesa acolhida pela Coordenação do evento, que não tenham enviado o trabalho completo, terão até ao dia 30 de junho para o fazer, na forma indicada nos itens 1 e 2, acima, após o qual o trabalho não será incluído nos CD-Rom dos Anais do Congresso.

Prorrogado o prazo final para envio do trabalho completo: 3 de julho, às 24h.

5.4. Das responsabilidades do professor proponente da mesa:

Cabe ao professor proponente da mesa de jovens pesquisadores, caso aceita:

5.4.1. a responsabilidade da coordenação e do bom andamento dos trabalhos, do estrito cumprimento do programa e do horário estabelecidos previamente pelo Coordenador geral do evento. O tempo da sessão de trabalho não poderá ultrapassar 180 minutos, incluindo apresentação, exposições, debates e eventual intervalo.

5.4.2. preparar e entregar ao Coordenador geral do evento, no final dos trabalhos, um breve relatório apontando se os objetivos acadêmicos foram ou não alcançados, se a presença do público foi ou não satisfatória, se a participação deste nos debates foi produtiva, em que medida as condições de infraestrutura oferecidas favoreceram ou prejudicaram os trabalhos, se o modelo do evento é adequado ou não a seus objetivos, e eventuais sugestões e críticas que possam contribuir para que o evento seja aperfeiçoado e consolidado nos Congressos da Intercom.

6. XV Endocom – Encontro de Informação em Ciências da Comunicação

6.1. Objetivos: O Encontro, a realizar-se, dentro da programação do XXVIII Congresso da Intercom, no dia 6 de setembro de 2005, é destinado a profissionais vinculados a unidades de informação (tais como centros de documentação, editoras, veículos de comunicação etc.), a docentes e alunos de pós-graduação e pesquisadores das áreas de ciências da Informação e/ou Comunicação interessados em discutir e compartilhar questões sobre pesquisas, teorias e práticas de informação em ciências da Comunicação. Alunos de graduação podem submeter trabalhos desde que elaborados em parceria com docentes da área ou profissionais atuando em unidades de informação. A submissão de trabalhos deverá ser feita na forma indicada nos itens 1 e 2, acima.
Mais informações em www.portcom.intercom.org.br .

6.2. Tema central: O impacto dos arquivos abertos e do movimento de livre acesso no ensino e pesquisa em Comunicação.

6.3. Calendário para o envio de trabalhos

6.3.1. até 31 de maio: inscrição no Congresso e envio, na forma indicada nos itens 1 e 2, acima, do resumo e/ou do trabalho completo, que deverá ser digitado de acordo com as Normas gerais (acima, item 1) e o padrão (template) do Congresso.

Prorrogado o prazo de encerramento para envio do trabalho e/ou resumo: 12 de junho, às 24h.

6.3.2. até 15 de junho: divulgação do resultado da seleção;

Prorrogado o prazo para os resultados: 25 de junho.

6.3.3. até 30 de junho: prazo máximo para envio, na forma indicada nos itens 1 e 2, acima, pelos autores dos trabalhos selecionados do texto completo, digitado de acordo com as Normas gerais (acima, item 1) e o padrão (template) do Congresso. Serão excluídos da publicação no CD-Rom do XXVIII Congresso da Intercom os trabalhos enviados em desacordo com essas Normas e/ou fora do prazo.

Prorrogado o prazo final para envio do trabalho completo: 3 de julho, às 24h.

7. II Colóquio Brasil-Estados Unidos de Ciências da Comunicação / 2nd Brazil-USA Colloquium on Communication Studies

5 e 6 de setembro de 2005 / September 5-6, 2005
Mais informações: clique aqui

Clique aqui para ter acesso à página de inscrição e submissão de trabalhos