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Portcom
Congresso

INTERCOM 2009
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação

Universidade Positivo - Curitiba/PR - 4 a 7 de setembro

 


1. Calendário

2. Chamada de Trabalhos

3. Programação

4. Normas gerais para inscrição de trabalhos

5. Descrição dos eventos

6. Informações

 


1. Calendário Topo

1.1. Inscrição de trabalhos


Prazo inicial para inscrição de trabalhos

13 de abril



PRORROGADO

Prazo máximo para inscrição de trabalhos



30 de junho

10 de julho



PRORROGADO
Os interessados em submeter trabalhos devem
efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia


25 de junho

7 de julho


Data final para comunicação dos aceites dos trabalhos

Atenção: após a submissão do trabalho, verifique periodicamente o status da avaliação em sua área reservada, para o caso de alterações solicitadas

15 de julho

20 de julho

 

1.2. Inscrição no congresso

Taxa de inscrição – 2009¹

Categoria

De 13 de abril
a 7 de julho

De 8 de julho
a 21 de julho


PRORROGADA

De 22 de julho
a 3 de agosto
12 de agosto



Não Sócio

R$ 260,00

R$ 320,00

R$ 400,00


Sócio da Intercom²

R$ 130,00

R$ 160,00

R$ 200,00


Estudante de graduação³
Recém Graduado
(2008/2009)*

R$ 100,00
R$ 120,00
R$ 140,00


¹
A inscrição no congresso será aceita até o limite da capacidade de acomodação dos participantes nos locais do congresso. Recomenda-se a inscrição antecipada, sobretudo para os que pretendem apresentar trabalhos.

² Sócios que quitaram a anuidade 2009.

³ No ato da inscrição, o estudante deve informar o número de sua matrícula na instituição em que estuda.

*
Os inscritos nessa categoria somente poderão enviar trabalhos para o Intercom Júnior

Obs 1: Não serão realizadas inscrições no local. Não haverá restituição da taxa de inscrição.

Obs 2: Os certificados de participação e apresentação de trabalhos serão online. Após o evento e a comprovação da presença do participante, o certificado será liberado na área reservada do inscrito para impressão.

 

2. Chamada de Trabalhos Topo

1.1. Quem e onde apresentar trabalhos

1.1.1. Doutores, Doutorandos, Mestres, Mestrandos

GPs e NPs -Intercom
IX Encontro dos Grupos/Núcleos de Pesquisa da Intercom

Colóquio Binacional
Colóquio Brasil-França de Ciências da Comunicação

Publicom
Encontro com Autores–Editores de Publicações Recentes em Comunicação

1.1.2. Estudantes de graduação e recém-graduados (graduados em 2008 ou no decorrer de 2009)

Intercom Júnior
Jornada de Iniciação Científica em Comunicação

Expocom
Simpósio da Pesquisa Experimental em Comunicação

Obs. Somente os trabalhos classificados na Expocom Regional, realizada nos Congressos Regionais da Intercom no primeiro semestre do ano, poderão ser inscritos na Expocom Nacional.

1.1.3. Professores, Pesquisadores, Profissionais Graduados, Especialistas

Publicom
Encontro com Autores–Editores de Publicações Recentes em Comunicação


3. Programação Topo

Livro-Programa (pdf)

 


4. Normas gerais para a inscrição de trabalhos
(devem ser lidas antes da digitação do trabalho)
Topo

Importante: os trabalhos devem ser inéditos

4.1. Os trabalhos deverão estar digitados em português (salvo aqueles referidos no item 3.1.1.) e ser enviados somente pelo sistema on-line, seguindo o roteiro indicado no site da Intercom (http://www.intercom.org.br) e conforme as regras estabelecidas no modelo-padrão, para ser apreciados pelos coordenadores dos eventos do acima indicados. A não obediência a estas regras implicará na recusa ou na não apreciação do trabalho.

Obs. No momento da submissão, os trabalhos deverão estar no formato .pdf

4.1.1. Os pesquisadores residentes no exterior poderão enviar seus trabalhos escritos em português ou espanhol.

4.2. Somente poderão submeter trabalho para qualquer dos eventos os autores previamente inscritos no XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação e que comprovarem o pagamento do boleto bancário, exceto os pesquisadores residentes no exterior que poderão quitar seu débito no início do congresso.

4.3. Somente os trabalhos pertinentes à ementa ou tema do Grupo de Pesquisa e/ou Evento, desde que enviados pelo sistema acima indicado, e dentro do prazo estabelecido, serão apreciados. Para esclarecer dúvidas quanto ao evento ou Grupo de Pesquisa para o qual pretende enviar o trabalho, consulte aqui ou consulte a Intercom pelo e-mail secretaria@intercom.org.br ou telefones (11) 3596 9494 / 3596 4747.

4.4. O trabalho só poderá ser proposto a um Grupo de Pesquisa ou evento do XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Por isso mesmo, é importante que o autor defina precisamente onde ele se enquadra. Em caso de envio para mais de um núcleo ou evento, o trabalho poderá ser excluído do Congresso. A única exceção é o envio de livros a serem lançados no PUBLICOM.

4.5. Na hipótese de aceitação do trabalho para apresentação em qualquer dos eventos do Congresso, o autor estará outorgando, formal e graciosamente, à Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom – o direito de reprodução nos arquivos virtuais do XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação nos seus Anais (que serão distribuídos e comercializados, em CD-Rom, durante o evento ou posteriormente a ele) e ainda seu respectivo depósito no Repositório Institucional dos Grupos de Pesquisa da Intercom mantido pela Portcom: http://reposcom.portcom.intercom.org.br

4.6. Na hipótese de co-autoria, o(s) outro(s) autor(es) que desejar(em) certificado(s) e nominação no programa, inclusive professor(es) orientador(es), deverá(ão) estar regularmente inscrito(s) no congresso.

4.7. Para submissão de trabalhos em co-autoria o autor proponente deverá informar no sistema on-line o nº do CPF dos demais co-autores para que possa adicioná-los ao trabalho. O sistema somente aceitará a inclusão de nomes de autores inscritos no evento. Somente autores, professores e orientadores inscritos terão direito ao certificado e nominação no programa.

4.8. A taxa de inscrição no congresso assegura ao participante o direito de comparecer aos eventos, como ouvinte, debatedor ou como apresentador de trabalho. Na hipótese da apresentação de trabalho, o participante ficará condicionado ao julgamento de mérito feito pelos comitês acadêmicos que selecionam os trabalhos. O autor cujo trabalho for recusado pelo respectivo comitê de avaliação do mérito científico não terá direito de restituição da taxa de inscrição no congresso. Fica assegurada, nesse caso, a participação do autor como ouvinte ou debatedor em qualquer dos eventos programados, dentro do limite do espaço disponível nas salas onde se realizarão as atividades do Congresso.

 

5. Descrição dos eventos Topo

5.1. GPs e NPs Intercom - IX Encontro dos Grupos/Núcleos de Pesquisa em Comunicação

5.1.1. Para saber qual Grupo de Pesquisa ou Núcleo poderá apreciar e acolher o seu paper consulte as palavras-chave e as ementas dos Grupos e Núcleos de Pesquisa e envie, na forma indicada, seu trabalho à Coordenação que contemple pelo menos uma das palavras-chave do seu paper. Caso não encontre nenhuma das palavras-chave de seu trabalho na lista, consulte também as respectivas seções temáticas, procurando um tema ou área do campo da Comunicação desenvolvidas em algum dos GP ou NP, com a qual seu trabalho se possa identificar.

Os Grupos de Pesquisa (GP) e Núcleos (NP), agrupados por grandes áreas (Divisões Temáticas), são os seguintes:

DT 1 – Jornalismo
GP Gêneros Jornalísticos
GP História do Jornalismo
GP Jornalismo Impresso
GP Teoria do Jornalismo
GP Telejornalismo

DT 2 – Publicidade e Propaganda
GP Publicidade e Propaganda

DT 3 – Relações Públicas e Comunicação Organizacional
GP RP e Comunicação Organizacional

DT 4 – Comunicação Audiovisual
GP Fotografia
GP Rádio e Mídia Sonora
NP Audiovisual
NP Ficção Seriada

DT 5 – Multimídia
GP Cibercultura
GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas

DT 6 – Interfaces Comunicacionais
GP Comunicação e Educação
GP Comunicação e Esporte
GP Folkcomunicação
NP Comunicação e Culturas Urbanas
NP Produção Editorial

DT 7 – Comunicação, Espaço e Cidadania
GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local
GP Comunicação para a Cidadania
GP Geografias da Comunicação
GP Mídia, Cultura e Tecnologias Digitais na América Latina

DT 8 – Estudos Interdisciplinares
GP Comunicação, Turismo e Hospitalidade
GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura
GP Políticas de Comunicação e Cultura
GP Comunicação, Ciência, Meio Ambiente e Sociedade
GP Semiótica da Comunicação
NP Teorias da Comunicação

5.1.2. Cada pesquisador só poderá encaminhar um trabalho de sua autoria para o IX Encontro dos Grupos/Núcleos de Pesquisa. São admitidas exceções no caso de co-autoria, quando podem ser submetidos até dois trabalhos do mesmo autor, desde que um deles seja de autoria única e outro não ou que, sendo ambos em co-autoria, o sejam com co-autores diferentes. O pesquisador que for selecionado para apresentar trabalho nos Grupos/Núcleos de Pesquisa se compromete a participar de todas as sessões do referido GP/NP e não apenas àquela em que o seu trabalho está incluído. A presença do pesquisador em todos os dois dias de apresentações de trabalho nos grupos é obrigatória.

5.4.3 Nos trabalhos em co-autoria é possível submeter à apreciação um trabalho feito em parceria com autor(es) sem a qualificação acadêmica exigida nos grupos, mas, se for selecionado, o trabalho só poderá ser apresentado no GP/NP pelo autor com a qualificação exigida. O trabalho, em qualquer hipótese, só poderá ser apresentado na sessão de trabalho do grupo pelo autor qualificado para participar das reuniões do GP/NP como expositor.

Coordenadora: Profa. Dra. Marialva Barbosa (UFF)

Modelo-padrão para submissão de trabalhos ao GP/NP-Intercom (é obrigatório formatar o trabalho de acordo com este modelo-padrão e, sobretudo, utilizar o papel timbrado específico deste evento)

 

5.2. Brasil-França – Colóquio Bi-Nacional de Ciências da Comunicação

O que é: Espaço destinado a reunir estudiosos brasileiros e franceses que atuam no campo da Comunicação com a finalidade de discutir estudos comparativos ou de natureza monográfica, que contenham olhares brasileiros sobre fenômenos comunicacionais franceses (e vice versa), assim como os avanços das contribuições acadêmicas dos dois países para a área. Promover o intercâmbio da produção das comunidades acadêmicas de comunicação pertencentes às entidades Intercom e SFSIC , assim como às universidades e centros de pesquisa do Brasil e da França. Favorecer propostas de projetos conjuntos e o intercâmbio de professores, pesquisadores e alunos entre universidades e centros de pesquisa do Brasil e da França, por meio de estudos comparativos ou conjuntos e outras formas de colaboração.

Como fazer: Os trabalhos devem ser escritos em Word (posteriormente, convertido para .pdf para a submissão), seguindo rigorosamente as especificações constantes no respectivo modelo-padrão.

Onde apresentar: O evento se desenvolverá através de mesas temáticas com apresentação de trabalhos selecionados de até dez autores de cada país.

Coordenador: Prof. Dr. Zelia Leal Adghimi (UnB), Rosa Maria Dalla Costa (UFPR), Nicole d’Almeida (CELSA/Paris-Sorbonne)

Modelo-padrão para submissão de trabalhos ao Brasil-França (é obrigatório formatar o trabalho de acordo com este modelo-padrão e, sobretudo, utilizar o papel timbrado específico deste evento).

 

5.3. Publicom – Encontro com Autores/Editores de Publicações Recentes sobre Comunicação

O que é: Espaço destinado ao lançamento de novas publicações – livros, revistas, portais e outros produtos de difusão acadêmica – de autoria de sócios e de participantes inscritos no congresso anual da Intercom, possibilitando aos autores ou editores a apresentação de suas obras e ensejando o diálogo com leitores ou usuários potenciais.

Como inscrever: As propostas de lançamento deverão ser encaminhadas com título, resumo geral da obra, o nome do proponente e, se for o caso, o nome da pessoa credenciada para a apresentação. Dentro do arquivo em Word contendo a proposta de lançamento, deve-se inserir uma foto da capa da publicação, a ser incluída no catálogo Autores da Intercom – 2009. Os produtos eletrônicos de difusão acadêmica – sites, portais, multimídia – devem indicar o título da peça ou o endereço na Web e uma breve descrição do produto e dos principais objetivos de sua criação. Os mini-currículos acadêmicos ou profissionais de todos os integrantes devem ser encaminhados conforme as normas gerais para o envio de trabalho, no respectivo modelo.

Como proceder: A apresentação da publicação será feita pelo próprio autor/editor ou pela pessoa delegada, sendo-lhe reservado tempo médio de 10-15 minutos para sumariar o conteúdo da obra. O evento ocorrerá em auditórios especialmente reservados para essa finalidade. Ao final do conjunto das apresentações os autores/editores poderão autografar as publicações lançadas naquela seção.

Onde apresentar: Os lançamentos serão agrupados em sessões correspondentes, de acordo com as Divisões Temáticas (DTs) que congregam os diversos campos comunicacionais na área científica da Intercom. Para melhor compreensão de onde apresentar o trabalho, consulte as ementas das Divisões aqui. São elas:

DT 1 – Jornalismo
DT 2 – Publicidade e Propaganda
DT 3 – Relações Públicas e Comunicação Organizacional
DT 4 – Comunicação Audiovisual
DT 5 – Comunicação Multimídia
DT 6 – Interfaces Comunicacionais
DT 7 – Comunicação, Espaço e Cidadania
DT 8 – Estudos Interdisciplinares da Comunicação

Onde divulgar: Serão incluídas no catálogo Autores do Intercom – 2009 todas as publicações lançadas. Para isso, torna-se necessário a remessa antecipada de 2 exemplares da publicação impressa para a sede da Intercom , uma das quais será incorporada ao acervo bibliográfico da Intercom e outra doada à Biblioteca da universidade que sediar o congresso. A remessa deverá estar dentro de um envelope identificado da seguinte maneira: "Publicom - Nome da(s) obra(s) - Nome do proponente".

Coordenador: Prof. Dr. Osvando José de Morais e Prof.Dr. José Benedito Pinho (UFV)

Modelo-padrão para submissão de propostas ao Publicom (é obrigatório formatar o trabalho de acordo com este modelo-padrão e, sobretudo, utilizar o papel timbrado específico deste evento)

5.4. Intercom Júnior - V Jornada de Iniciação Científica em Comunicação

O que é: Espaço acadêmico destinado a acolher os trabalhos elaborados nos cursos de graduação, em projetos de iniciação científica (PIBIC), laboratórios didáticos, trabalhos de campo ou oficinas experimentais encaminhados diretamente pelo aluno ou através de proposta de mesa elaborada e encaminhada por professor(a) de instituição de nível superior (da área da Comunicação), com a participação de 2 (dois) a 3 (três) jovens pesquisadores, bacharéis ou alunos de graduação, além do professor.

Como fazer: Os relatos (individuais ou proposta de mesas) devem ser escritos em Word, seguindo rigorosamente as especificações constantes no respectivo modelo-padrão. No caso de uma proposta de mesa utilizar o formulário abaixo, MAS incluir NO MESMO ARQUIVO além da proposta da referida mesa o texto completo de TODOS os alunos que estarão participantes. ATENÇÃO: todos os componentes deverão estar inscritos no congresso.

Onde apresentar: Os trabalhos serão apresentados em sessões correspondentes de acordo com as Divisões Temáticas (Dts) que agrupam os diversos campos comunicacionais na área científica da Intercom. Para melhor compreensão de onde apresentar o trabalho consulte as ementas das Divisões aqui. São elas:

  • DT 1 – Jornalismo
  • DT 2 – Publicidade e Propaganda
  • DT 3 – Relações Públicas e Comunicação Organizacional
  • DT 4 – Comunicação Audiovisual
  • DT 5 – Comunicação Multimídia
  • DT 6 – Interfaces Comunicacionais
  • DT 7 – Comunicação, Espaço e Cidadania
  • DT 8 – Estudos Interdisciplinares da Comunicação

Coordenador: Prof. Ms. Fernando Ferreira de Almeida (Umesp)

Modelo-padrão para submissão de trabalhos ao Intercom Júnior (é obrigatório formatar o trabalho de acordo com este modelo-padrão e, sobretudo, utilizar o papel timbrado específico deste evento)

Modelo-padrão para submissão de proposta de mesa ao Intercom Júnior (é obrigatório formatar a proposta da mesa de acordo com este modelo-padrão e, sobretudo, utilizar o papel timbrado específico deste evento)

5.5. Expocom – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação

O que é: Espaço destinado à exposição de trabalhos resultantes da pesquisa experimental realizada nos laboratórios e oficinas dos cursos de graduação em comunicação social, selecionados pela criatividade, originalidade, inovação tecnológica e qualidade técnica.

Como fazer: Somente para os finalistas dos congressos regionais da Intercom - Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Coordenadores: Prof. Dr. José Carlos Marques (Mackenzie), Profs. Marcelo José Lopes Abreu (Mackenzie) e Márcio Ronaldo Santos Fernandes (Unicentro)

Mais informações sobre o Regulamento da Expocom, aqui

 

6. Informações Topo

Certificados: http://sec.adtevento.com.br/intercom/2009/

Site oficial: http://intercom2009.up.edu.br/index.html

Programação completa: livroprograma2009.pdf

Sede: Universidade Positivo

Coordenação: André Tezza