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INTERCOM 2008
XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação

Mídia, Ecologia e Sociedade

Sedes:

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Universidade Potiguar
Universidade Estadual do Rio Grande do Norte
FATERN Gama Filho

Data: 02 a 06 de setembro - 2008

Programação Preliminar Tema Chamada

site oficial: www.ufrn.br/intercom

INSCRIÇÕES E ENVIO DE TRABALHOS, clique aqui

CALENDÁRIO, clique aqui

Chamada de trabalhos

Tipologia e formato

Os trabalhos inscritos devem enquadrar-se na tipologia seguinte:

1. Comunicação de pesquisa teórica: apresentação dissertativa e/ou reflexiva de estudo baseado em fontes secundárias, de natureza bibliográfica ou hemerográfica (estado da arte de um objeto ou área do conhecimento, no tempo e no espaço).

2. Comunicação de pesquisa empírica: descrição de evidências e interpretação de tendências resultantes da observação sistemática de processos, rotinas, fluxos, efeitos, bem como da análise de documentos primários ou de trabalhos de campo.

3. Comunicação de pesquisa experimental: apresentação de resultados de trabalhos laboratoriais, oficinas de produção, difusão e gestão de conteúdos, testes de aplicação tecnológica, criação artística e similares.

4. Comunicação de iniciação científica: apresentação de revisões bibliográficas ou de trabalhos exploratórios, supervisionados por docentes-pesquisadores.

5. Comunicação de divulgação científica: apresentação de leituras simplificadas de pesquisas teóricas, empíricas ou experimentais, adaptadas didaticamente para compreensão de iniciantes ou não especialistas naquela área de conhecimento.

Serão aceitos os seguintes formatos de trabalhos:

a) Comunicação individual: apresentação feita isoladamente pelo autor do trabalho;

b) Comunicações coordenadas: apresentação grupal de trabalhos de um mesmo tipo sobre tema comum ou de diferentes tipos sobre um mesmo fenômeno ou problema, selecionados e propostos pelo líder da equipe;

c) Conferência: dissertação panorâmica feita por autoridade de reconhecida competência na área ou tema com a finalidade de ampliar horizontes cognitivos;

d) Palestra: apresentação de natureza didática, proferida em linguagem coloquial, visando a transferência de conhecimento específico;

e) Pôster: apresentação de natureza didática, utilizando suporte visual, onde o autor expõe o resultado de sua pesquisa e se dispõe a dialogar com os interlocutores interessados;

f) Peça ou produto: exposição ou mostra de trabalhos laboratoriais, de produções tecnológicas e artísticas, bem como de materiais usados ou de flagrantes documentados.


Tipos de trabalho possíveis de inscrição nos eventos

Brasil-Portugal – Colóquio Bi-Nacional de Ciências da Comunicação

Comunicação de pesquisa teórica

Comunicação de pesquisa empírica.

Altercom – Jornada de Inovações Midiáticas e Alternativas Comunicacionais

Comunicação de pesquisa empírica

Comunicação de pesquisa experimental

Comunicação de divulgação científica

Endocom – Encontro de Informação em Ciências da Comunicação

Comunicação de pesquisa teórica

Comunicação de pesquisa empírica

Expocom – Simpósio da Pesquisa Experimental em Comunicação

Comunicação de pesquisa experimental

Intercom Júnior – Jornada de Iniciação Científica em Comunicação

Comunicação de iniciação científica

Multicom – Colóquios Multitemáticos em Comunicação

Comunicação de pesquisa teórica

Comunicação de pesquisa empírica

Comunicação de divulgação científica

NP-Intercom – Encontro dos Núcleos de Pesquisa em Comunicação

Comunicação de pesquisa teórica

Comunicação de pesquisa empírica

Publicom – Encontro com Autores/Editores de Publicações Recentes sobre Comunicação

Comunicação de divulgação científica

Quem e onde apresentar trabalhos

Doutores, Doutorandos, Mestres, Mestrandos

Colóquio Binacional - Colóquio Brasil-Portugal de Ciências da Comunicação

Endocom – Encontro de Informação em Ciências da Comunicação

Multicom – Colóquios Multitemáticos em Comunicação

NP-Intercom – Encontro dos Núcleos de Pesquisa em Comunicação

Publicom – Encontro com Autores–Editores de Publicações Recentes em Comunicação

Professores, Pesquisadores, Profissionais Graduados, Especialistas

Altercom – Jornada de Inovações Midiáticas e Alternativas Comunicacionais

Endocom – Encontro de Informação em Ciências da Comunicação

Multicom – Colóquios Multitemáticos em Comunicação

Publicom – Encontro com Autores–Editores de Publicações Recentes em Comunicação

Estudantes de graduação

Expocom – Simpósio da Pesquisa Experimental em Comunicação

Intercom Júnior – Jornada de Iniciação Científica em Comunicação


Normas gerais para a inscrição de trabalhos

Importante: os trabalhos devem ser originais

1. Normas gerais para a submissão de trabalhos (devem ser lidas antes da digitação do trabalho):

1.1. Os trabalhos deverão estar digitados em português (salvo aqueles referidos no item 1.1.1) e ser enviados somente pelo sistema on-line (link no topo da página), seguindo o roteiro indicado no site da Intercom (http://www.intercom.org.br) e conforme as regras estabelecidas no modelo-padrão, para ser apreciados pelos coordenadores dos eventos do XXXI Congresso acima indicados. A não obediência a estas regras implicará na recusa ou até mesmo na não apreciação do trabalho.

1.1.1. Os pesquisadores residentes no exterior poderão enviar seus trabalhos escritos em português ou espanhol.

1.2. Somente poderão submeter trabalho para qualquer dos eventos acima indicados os autores previamente inscritos no XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação e que comprovarem o pagamento do boleto bancário, exceto os pesquisadores residentes no exterior que poderão quitar seu débito no início do congresso.

1.3. Somente os trabalhos pertinentes à ementa ou tema do Núcleo e/ou Evento, desde que enviados pelo sistema acima indicado, e dentro do prazo estabelecido, serão apreciados pelo Coordenador respectivo. Para esclarecer dúvidas quanto ao evento ou Núcleo para o qual pretende enviar o trabalho, consulte os itens constantes destas Normas ou envie consulta à sede da Intercom pelo e-mail intercom@usp.br ou telefone (11) 3091-4088.

1.4. O trabalho só poderá ser proposto a um núcleo ou evento do XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Por isso mesmo, é importante que o autor defina precisamente onde ele se enquadra. Em caso de envio para mais de um núcleo ou evento, o trabalho poderá ser excluído do Congresso.

1.5. Na hipótese de aceitação do trabalho para apresentação em qualquer dos eventos do Congresso, o autor estará outorgando, formal e graciosamente, à Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom – o direito de reprodução nos arquivos virtuais do XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação nos seus Anais (que serão distribuídos e comercializados, em CD-Rom, durante o evento ou posteriormente a ele) e ainda seu respectivo depósito no Repositório Institucional dos NPs da Intercom mantido pela Portcom: http://reposcom.portcom.intercom.org.br

1.6. Na hipótese de co-autoria, o(s) outro(s) autor(es) que desejar(em) certificado(s) e nominação no programa, inclusive professor(es) orientador(es), deverá(ão) estar regularmente inscrito(s) no congresso. Os autores que não retirarem seus certificados no local do congresso deverão pagar taxa especial para a remessa posterior.

1.7. Para submissão de trabalhos em co-autoria o autor proponente deverá informar no sistema on-line o nº do CPF dos demais co-autores para que possa adicioná-los ao trabalho. O sistema somente aceitará a inclusão de nomes de autores inscritos no evento. Os autores, professores e orientadores que não desejarem efetuar a inscrição no evento poderão ter seus nomes incluídos em nota de rodapé do trabalho pelo autor proponente. Somente autores, professores e orientadores inscritos terão direito ao certificado e nominação no programa. Os autores que não retirarem seus certificados no local do congresso deverão pagar taxa especial para a remessa posterior.

1.8. A taxa de inscrição no congresso assegura ao participante o direito de comparecer aos eventos, como ouvinte, debatedor ou como apresentador de trabalho. Na hipótese da apresentação de trabalho, o participante ficará condicionado ao julgamento de mérito feito pelos comitês acadêmicos que selecionam os trabalhos incluídos no programa. Por isso mesmo, o autor cujo trabalho for recusado pelo respectivo comitê de avaliação do mérito científico não terá direito de restituição da taxa de inscrição no congresso. Fica assegurada, nesse caso, a participação do autor como ouvinte ou debatedor em qualquer dos núcleos ou eventos programados, dentro do limite do espaço disponível nas salas onde se realizarão as atividades do Congresso.


NORMAS ESPECÍFICAS PARA A INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS

Quem pode inscrever trabalhos nos eventos ou núcleos?

2.1. Apenas pesquisadores com grau acadêmico de mestre e/ou doutor ou que comprovem sua matrícula em cursos de mestrado ou doutorado (pós-graduação strictu senso), previamente inscritos no Congresso, podem submeter trabalhos para apresentação no VIII Encontro dos Núcleos de Pesquisa da Intercom – NPs Intercom.

2.1.1. Os pesquisadores graduados em cursos de nível superior, matriculados em cursos de pós-graduação latu senso, atuantes no mercado de trabalho ou profissionais autônomos, podem submeter seus trabalhos à Jornada de Inovações Midiáticas e Alternativas Comunicacionais – Altercom ou Encontro de Informação em Ciências da Comunicação – Endocom.

2.2. Os estudantes de graduação poderão, diretamente ou mediante proposta de professor(a), submeter os resultados de seus trabalhos de pesquisa para apresentação na Jornada de Iniciação Científica em Comunicação – Intercom Júnior. A inscrição de trabalhos destinados à Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação – Expocom – deverá ser feita previamente na faculdade ou curso de Comunicação onde os estudantes estão matriculados; caso eles sejam pré-selecionados, a inscrição será feita previamente pelos autores no congresso regional respectivo - Intercom Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Somente os trabalhos classificados na Expocom Regional poderão ser inscritos na Expocom Nacional.

2.3. Os professores, pesquisadores, profissionais e especialistas, sócios da Intercom ou não sócios previamente inscritos no congresso, poderão submeter suas propostas de participação no Encontro com Autores e/ou Editores de Publicações Recentes em Comunicação – Publicom, que as distribuirá em sessões organizadas por afinidades temáticas.

2.4. Em qualquer das situações acima só poderão submeter propostas e trabalhos os pesquisadores previamente inscritos no XXXI Congresso e que tenham pago o respectivo boleto bancário, salvo os casos previstos no item 1.2.


Descrição dos eventos

3.1. Altercom – Jornada de Inovações Midiáticas e Alternativas Experimentais

O que é: Espaço destinado às comunicações inscritas por graduados em cursos superiores, estudantes de especialização e profissionais atuantes nas empresas, governo ou terceiro setor, apresentando pesquisas empíricas ou estudos aplicados que contenham potencial inovativo ou representem alternativas comunicacionais.

Como fazer: Os trabalhos devem ser escritos em Word, seguindo rigorosamente as especificações constantes no respectivo modelo-padrão.

Onde apresentar: Os trabalhos serão apresentados em sessões correspondentes às sub-áreas do campo comunicacional:

1) Cibercultura e tecnologias da comunicação
2) Comunicação audiovisual (cinema, rádio e televisão)
3) Comunicação organizacional, relações públicas e propaganda
4) Jornalismo e editoração
5) Mediações e interfaces comunicacionais
6) Teorias da comunicação

Coordenador: Prof. Dr. Adolpho Queiroz (Umesp)

Modelo-padrão para submissão de trabalhos ao Altercom (é obrigatório formatar o trabalho de acordo com este modelo-padrão e, sobretudo, utilizar o papel timbrado específico deste evento)


3.2. Endocom – Encontro de Informação em Ciências da Comunicação

O que é: O Encontro é destinado a profissionais vinculados a unidades de informação (tais como centros de documentação, editoras, veículos de comunicação etc.), a docentes e alunos de pós-graduação e pesquisadores das áreas de ciências da Informação e/ou Comunicação, interessados em discutir e compartilhar questões sobre pesquisas, teorias e práticas de informação em Ciências da Comunicação.

Alunos de graduação podem submeter trabalhos desde que elaborados em parceria com docentes da área ou profissionais atuando em unidades de informação. A submissão de trabalhos deverá ser feita conforme as normas gerais para o envio de trabalho, no respectivo modelo-padrão.

Coordenadora: Profa. Dra. Sueli Mara Ferreira (USP)

Modelo-padrão para submissão de trabalhos ao Endocom (é obrigatório formatar o trabalho de acordo com este modelo-padrão e, sobretudo, utilizar o papel timbrado específico deste evento)


3.3. Expocom – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação

O que é: Espaço destinado à exposição de trabalhos resultantes da pesquisa experimental realizada nos laboratórios e oficinas dos cursos de graduação em comunicação social, selecionados pela criatividade, originalidade, inovação tecnológica e qualidade técnica.

Como fazer: Somente para os finalistas dos congressos regionais da Intercom - Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Coordenadores: Prof. Dr. Robson Bastos (Unisanta e Unitau)

Mais informações sobre a Expocom, aqui


3.4. Intercom Júnior - Jornada de Iniciação Científica em Comunicação

O que é: Espaço acadêmico destinado a acolher os trabalhos elaborados nos cursos de graduação, em projetos de iniciação científica (PIBIC), laboratórios didáticos, trabalhos de campo ou oficinas experimentais diretamente pelo aluno ou através de proposta de mesa elaborada e encaminhada por professor(a) de instituição de nível superior (da área da Comunicação), com a participação de 2 (dois) a 3 (três) jovens pesquisadores, bacharéis ou alunos de graduação, além do professor.

Como fazer: Os relatos (individuais ou proposta de mesas) devem ser escritos em Word, seguindo rigorosamente as especificações constantes no respectivo modelo-padrão. No caso de uma proposta de mesa utilizar o formulário abaixo, MAS incluir NO MESMO ARQUIVO além da proposta da referida mesa o texto completo de TODOS os alunos que estarão participantes. ATENÇÃO: todos os componentes deverão estar inscritos no congresso.

Onde apresentar: Os trabalhos serão apresentados em sessões correspondentes às sub-áreas do campo comunicacional:

1) Cibercultura e tecnologias da comunicação
2) Comunicação audiovisual (cinema, rádio e televisão)
3) Comunicação organizacional, relações públicas e propaganda
4) Jornalismo e editoração
5) Mediações e interfaces comunicacionais
6) Teorias da comunicação

Coordenador: Prof. Ms. Fernando Ferreira de Almeida (Umesp)

Modelo-padrão para submissão de trabalhos ao Intercom Júnior (é obrigatório formatar o trabalho de acordo com este modelo-padrão e, sobretudo, utilizar o papel timbrado específico deste evento)

Modelo-padrão para submissão de proposta de mesa ao Intercom Júnior (é obrigatório formatar a proposta da mesa de acordo com este modelo-padrão e, sobretudo, utilizar o papel timbrado específico deste evento)


3.5. Multicom – Colóquios Multitemáticos em Comunicação

O que é: espaço acadêmico destinado a acolher:

a) mesa temática sobre qualquer tema considerado relevante na área de Comunicação proposto por um(a) professor(a) com grau acadêmico mínimo de doutor, com a participação de no mínimo 2(dois) e no máximo 4 (quatro) pesquisadores – incluindo o proponente que será o coordenador da mesa. A duração dos trabalhos da mesa temática não poderá ultrapassar 150 (cento e cinqüenta) minutos, incluindo apresentação, exposições, debates e eventual intervalo.

b) palestra sobre tema relevante, de interesse para a comunidade acadêmica, especialmente dos estudantes, realizada por pesquisador ou profissional indicado por um sócio, que assume a responsabilidade de coordenar o evento e apresentar o(a) convidado(a). A duração da palestra não poderá ultrapassar 60 (sessenta) minutos, inclusive os debates.

Como fazer:

– mesa temática: utilizar o modelo-padrão abaixo para submissão da proposta no MULTICOM, MAS incluir NO MESMO ARQUIVO além da proposta e resumo da MESA, TODOS os títulos, resumos e mini-currículo de cada pesquisador participante. ATENÇÃO: todos os componentes deverão estar inscritos no congresso.

- palestra: utilizar o modelo-padrão para submissão de palestras no MULTICOM incluindo título, resumo e mini-currículo do palestrante. ATENÇÃO: tanto o proponente como o palestrante deverão estar inscritos no congresso.

Coordenadora: Profa. Dra. Sonia Virginia Moreira (Uerj)

Modelo-padrão para submissão de proposta de mesa ao Multicom (é obrigatório formatar o trabalho de acordo com este modelo-padrão e, sobretudo, utilizar o papel timbrado específico do evento)

Modelo-padrão para submissão de palestra ao Multicom (é obrigatório formatar o trabalho de acordo com este modelo-padrão e, sobretudo, utilizar o papel timbrado específico do evento)


3.6. NP-Intercom - VIII Encontro dos Núcleos de Pesquisa em Comunicação

3.6.1. Os Coordenadores de Núcleos de Pesquisa e dos demais eventos do Congresso só apreciarão os trabalhos enviados na forma indicada, que sejam pertinentes à ementa do evento que coordenam, excluindo os demais. Também serão excluídos os trabalhos que forem enviados diretamente por e-mail ou outra qualquer forma. Apenas o envio na forma acima indicada fica registrado nos arquivos virtuais de trabalhos do Congresso, sendo nulos os envios fora do sistema informático. Não cabe reclamações posteriores.

3.6.2. Para saber qual Núcleo poderá apreciar e acolher o seu paper consulte as palavras-chave dos Núcleos de Pesquisa e envie, na forma indicada acima, seu trabalho à Coordenação do Núcleo que contemple pelo menos uma das palavras-chave do seu paper. Caso não encontre nenhuma das palavras-chave de seu trabalho na lista de NPs, consulte também as respectivas seções temáticas, procurando um tema ou área do campo da Comunicação desenvolvidas em algum dos NPs, com a qual seu trabalho se possa identificar e assim deve ser a esse Núcleo que o deve encaminhar. Se não encontrar nenhuma das palavras-chave de seu trabalho nem a sua temática dentre as disponíveis nos NPs, envie um e-mail para intercom@usp.br.

São os seguintes os Núcleos de Pesquisa da Intercom, em ordem alfabética:

Comunicação Audiovisual
Comunicação Educativa
Comunicação Científica
Comunicação e Culturas Urbanas
Comunicação para a Cidadania
Comunicação Turismo e Hospitalidade
Ficção Seriada
Folkcomunicação
Fotografia: Comunicação e Cultura
Jornalismo
Políticas e Estratégias de Comunicação
Produção Editorial
Publicidade e Propaganda
Rádio e Mídia Sonora
Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Semiótica da Comunicação
Tecnologias da Informação e da Comunicação
Teorias da Comunicação

3.6.3. Cada pesquisador só poderá encaminhar um trabalho de sua autoria para o VIII Encontro dos Núcleos de Pesquisa. São admitidas exceções no caso de co-autoria, quando podem ser submetidos até dois trabalhos do mesmo autor, desde que um deles seja de autoria única e outro não ou que, sendo ambos em co-autoria, o sejam com co-autores diferentes. O pesquisador que for selecionado para apresentar trabalho nos Núcleos de Pesquisa se compromete a participar de todas as sessões do referido NP e não apenas àquela em que o seu trabalho está incluído. A presença do pesquisador em todos os dois dias de apresentações de trabalho nos NP’s é obrigatória, conforme norma específica dos Núcleos de Pesquisa da Intercom.

3.6.4. Nos trabalhos em co-autoria é possível submeter à apreciação um trabalho feito em parceria com autor(es) sem a qualificação acadêmica exigida nos Núcleos, mas, se for selecionado, o trabalho só poderá ser apresentado no Núcleo pelo autor com a qualificação exigida, e é também esse autor que deverá fazer a inscrição no Congresso, ficando opcional a inscrição do(s) outro(s) autor(es). Este(s) poderá(ão) participar, como ouvinte(s), das sessões do Núcleo, desde que também esteja(m) inscrito(s) no Congresso. O trabalho, em qualquer hipótese, só poderá ser apresentado na sessão de trabalho do Núcleo de Pesquisa pelo autor qualificado para participar das reuniões do NP como expositor.

Coordenadoras: Profa. Dra. Ada F. M. Dencker (UAM) e Profa. Dra. Marialva Barbosa (UFF)

Modelo-padrão para submissão de trabalhos ao NP-Intercom (é obrigatório formatar o trabalho de acordo com este modelo-padrão e, sobretudo, utilizar o papel timbrado específico deste evento)


3.7. Publicom – Encontro com Autores/Editores de Publicações Recentes sobre Comunicação

O que é: Espaço destinado ao lançamento de novas publicações – livros, revistas, portais e outros produtos de difusão acadêmica – de autoria de sócios e de participantes inscritos no congresso anual da Intercom, possibilitando aos autores ou editores a apresentação de suas obras e ensejando o diálogo com leitores ou usuários potenciais.

Como inscrever: As propostas de lançamento deverão ser encaminhadas com título, resumo geral da obra, o nome do proponente e, se for o caso, o nome da pessoa credenciada para a apresentação. Dentro do arquivo em Word contendo a proposta de lançamento, deve-se inserir uma foto da capa da publicação, a ser incluída no catálogo Autores da Intercom – 2008. Os produtos eletrônicos de difusão acadêmica – sites, portais, multimídia – devem indicar o título da peça ou o endereço na Web e uma breve descrição do produto e dos principais objetivos de sua criação. Os mini-currículos acadêmicos ou profissionais de todos os integrantes devem ser encaminhados conforme as normas gerais para o envio de trabalho, no respectivo modelo.

Como proceder: A apresentação da publicação será feita pelo próprio autor/editor ou pela pessoa delegada, sendo-lhe reservado tempo médio de 10-15 minutos para sumariar o conteúdo da obra. O evento ocorrerá em auditórios especialmente reservados para essa finalidade. Ao final do conjunto das apresentações os autores/editores poderão autografar as publicações lançadas naquela seção.

Onde apresentar: Os lançamentos serão agrupados numa das sub-áreas do campo comunicacional, de acordo com a seguinte classificação:

1) Cibercultura e tecnologias da comunicação
2) Comunicação audiovisual (cinema, rádio e televisão)
3) Comunicação organizacional, relações públicas e propaganda
4) Jornalismo e editoração
5) Mediações e interfaces comunicacionais
6) Teorias da comunicação

Onde divulgar: Serão incluídas no catálogo Autores do Intercom – 2008 todas as publicações lançadas. Para isso, torna-se necessário a remessa antecipada de 2 exemplares da publicação impressa para a sede da Intercom, uma das quais será incorporada ao acervo bibliográfico da Intercom e outra doada à Biblioteca da universidade que sediar o congresso. A remessa deverá estar dentro de um envelope identificado da seguinte maneira: "Publicom - Nome da(s) obra(s) - Nome do proponente".

Coordenador: Prof. Dr. José Benedito Pinho (UFV)

Modelo-padrão para submissão de propostas ao Publicom (é obrigatório formatar o trabalho de acordo com este modelo-padrão e, sobretudo, utilizar o papel timbrado específico deste evento)

3.8. Brasil-Portugal – Colóquio Bi-Nacional de Ciências da Comunicação

O que é: Espaço destinado a reunir estudiosos brasileiros e portugueses que atuam no campo da Comunicação com a finalidade de discutir estudos comparativos ou de natureza monográfica, que contenham olhares brasileiros sobre fenômenos comunicacionais portugueses (e vice versa), assim como os avanços das contribuições acadêmicas dos dois países para a área. Promover o intercâmbio da produção das comunidades acadêmicas de comunicação pertencentes às entidades Intercom e Sopcom, assim como às universidades e centros de pesquisa do Brasil e de Portugal. Favorecer propostas de projetos conjuntos e o intercâmbio de professores, pesquisadores e alunos entre universidades e centros de pesquisa do Brasil e de Portugal, por meio de estudos comparativos ou conjuntos e outras formas de colaboração.

Como fazer: Os trabalhos devem ser escritos em Word, seguindo rigorosamente as especificações constantes no respectivo modelo-padrão.

Onde apresentar: O evento se desenvolverá através de mesas temáticas com apresentação de trabalhos selecionados de até dez autores de cada país.

Coordenador: Prof. Dr. António Fidalgo (SOPCOM), Prof. Dr. Eduardo Meditsch (INTERCOM),
Prof. Dr. Adriano Gomes (UFRN)

Modelo-padrão para submissão de trabalhos ao Brasil-Portugal (é obrigatório formatar o trabalho de acordo com este modelo-padrão e, sobretudo, utilizar o papel timbrado específico deste evento).


Calendário

Inscrição no congresso

Taxa de inscrição – 2008¹

Categoria

De 18 de abril
a 7 de julho

De 8 de julho
a 21 de julho

De 22 de julho
a 6 de agosto

Não Sócio

R$ 260,00

R$ 320,00

R$ 400,00

Sócio da Intercom2

R$ 130,00

R$ 160,00

R$ 200,00

Estudante de graduação3

R$ 100,00

R$ 120,00

R$ 140,00

1 A inscrição no congresso será aceita até o limite da capacidade de acomodação dos participantes nos locais do congresso. Recomenda-se a inscrição antecipada, sobretudo para os que pretendem apresentar trabalhos. Não serão realizadas inscrições no local.

2 Sócios que quitaram a anuidade 2008

3 No ato da inscrição, o estudante deve informar o número de sua matrícula na instituição em que estuda.

Não haverá restituição da taxa de inscrição


Inscrição de trabalhos


Prazo máximo para inscrição de trabalhos

Os interessados em submeter trabalhos devem efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 02 de julho


PRORROGADO
para
05 de julho


Data final para comunicação aos congressistas dos aceites de trabalhos completos selecionados pelos comitês avaliadores dos NPs ou dos Eventos


PRORROGADO
para
15 de julho


Data final para divulgação aos congressistas do programa de cada NP ou Evento, incluindo os trabalhos selecionados


PRORROGADO
para
31 de julho

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