Portcom
Congresso » Tema

INTERCOM 2007
XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação

Mercado e Comunicação na Sociedade Digital

Sedes:

Universidade Católica de Santos
Universidade Santa Cecília
Centro Universitário Monte Serrat

Data: 29 de agosto a 02 de setembro - 2007

Programação Preliminar Tema Chamada

inscrições, clique aqui

normas para envio de trabalhos

Tema central: Mercado e Comunicação na Sociedade Digital


Justificativa:

1. A presente conjuntura, marcada pela adoção de novas tecnologias no sistema comunicacional, desafia a comunidade acadêmica a refletir e a pesquisar sobre o impacto das indústrias digitais nos processos de mediação simbólica.

2. Falar em mercado e comunicação na sociedade contemporânea, marcada pela digitalização, pela aceleração, pelas mutações, é se referir não apenas às plataformas e meios existentes, mas a novos e desconhecidos cenários. O mercado, diante disso, tem que se reconfigurar, para abranger mídias, plataformas, performances desconhecidas das tradicionais disciplinas e profissões existentes.

3. A tecnologia aplicada na internet evolui a uma velocidade assustadora, o que influi diretamente no negócio da publicidade. Ações inovadoras e de alto impacto publicitário exploram plenamente os recursos dinâmicos e interativos da World Wide Web. Sites de relacionamento, blogs, fotoblogs e videoblogs explodem no mundo e reforçam o antigo sentimento de pertencimento às comunidades, agora virtuais. Aparelhos celulares já são utilizados para receber e-mails e até mesmo navegar na Web. O VoIP funciona e resultou em reduções drásticas de custos de telefonia para pessoas jurídicas e para pessoas físicas. O processo é dinâmico, pois certamente novos canais de comunicação vão surgir com o avanço da tecnologia e permitirão a publicação ou envio de mensagens comerciais de características semelhantes às atuais.

4. Falar hoje de um mercado e uma sociedade digital é falar simplesmente de uma lógica de dispositivos e ações, linguagens e rotinas, de processos e relações que estão presentes na vida de nossos profissionais, docentes, alunos e ex-alunos, mas também na vida do conjunto da cidadania.


Sub-temas:

1. Sociedade Digital: o impacto das novas tecnologias de comunicação na dinâmica sócio-cultural

2. Internet, o espaço da convergência midiática: desafios políticos e econômicos

3. Mercado de trabalho: o fosso entre as demandas profissionais e as ofertas acadêmicas

4. Gêneros, formatos e conteúdos: inovações, mudanças ou ressurgências