Portcom
Congresso » Tema

INTERCOM 2006
XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação

Tema Central: Estado e Comunicação

Sede:

Universidade de Brasília
Faculdade de Comunicação
ICC Norte, Bloco A
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília - DF
CEP 70910-900

Fones: (61) 3307-1925 e 3307-2461

Data: 6 a 9 de de setembro de 2006

Programação Preliminar Chamada de Trabalhos

Documento-base dos debates agendados para 2006
Contexto e pretextos

Em 2006, o congresso nacional de ciências da comunicação se realiza, pela primeira vez, em Brasília, a capital da República Federativa do Brasil.

Trata-se de um espaço simbólico, onde o Estado Brasileiro está enraizado, sediando também o corpo diplomático que representa os Estados com os quais mantemos relações permanentes, bem como as delegações institucionais que compartilham o poder político nacional. Por isso mesmo, a cidade emerge como principal fonte das informações públicas que circulam nas redes midiáticas de todo o país e como provedora do maior volume de recursos (que financiam) e das normas (que regulamentam) para as empresas do ramo.

Por outro lado, o evento transcorre no ano em que o país registra os 300 anos da primeira tentativa de controle da imprensa por parte do Estado. Em 1706 o Estado Português decretou a supressão da primeira tipografia de que se tem noticia em funcionamento no território colonial brasileiro.

Trata-se de ocasião apropriada para se fazer a revisão crítica das relações entre o Estado e os processos de comunicação, especialmente daqueles mediados por tecnologias avançadas, estabelecendo conexões entre o presente e o passado para construir um futuro promissor.

Ao mesmo tempo, será uma boa oportunidade para dialogar com os agentes dos poderes constitucionais (executivo, legislativo e judiciário) sobre as políticas democráticas de comunicação e sobre o papel que nelas deve exercer o Estado, em parceria com o Mercado e a Sociedade Civil, nesta incluindo-se a Universidade.

Sub-temas

1) Políticas Públicas de Comunicação

Estratégias político-econômicas destinadas a fomentar o desenvolvimento e a avaliação dos sistemas e processos comunicacionais pelas empresas privadas, instituições públicas e terceiro setor.

2) Sistemas Governamentais de Comunicação

Imprensa, Radio, TV, Internet e sistemas afins mantidos pelos Governos Federal, Estadual e Municipal

3) Processos Comunicacionais dos Poderes Instituídos

Assessorias de imprensa, serviços de RP, departamentos de publicidade e outros processos mantidos pelo Executivo, Legislativo e Judiciário.

4) Mecanismos de Controle da Informação e da Cultura

Atuação do Estado como entidade reguladora dos fluxos informativos e da difusão cultural na sociedade, através da legislação, dos subsídios e da seleção e/ou indução de conteúdos, etc.

Inovação

O congresso de 2006 será precedido pelo debate do tema central nos Simpósios Regionais que a Intercom vaii promover, durante o primeiro semestre, em todo o território nacional.

Esta inovação pretende inverter o fluxo cognitivo dominante em nossa comunidade acadêmica, instaurando o diálogo necessário entre as comunidades regionais e as vanguardas nacionais.

Confira a seguir o calendário dos pré-congressos regionais da Intercom, anteriormente conhecidos como Sipecs:

INTERCOM SUDESTE – Ribeirão Preto, SP – Maio, 22-24
XI Simpósio de Ciências da Comunicação na Região Sudeste

INTERCOM NORDESTE – Maceió, AL - Maio, 26/28
VIII Simpósio de Ciências da Comunicação na Região Nordeste

INTERCOM SUL - Curitiba, PR – Maio, 4/6
VII Simpósio de Ciências da Comunicação na Região Sul

INTERCOM CENTRO-OESTE – Campo Grande, MS - Junho, 12/14
VII Simpósio de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste

INTERCOM NORTE – Manaus, AM – Junho, 8/10
V Simpósio de Ciências da Comunicação na Região Norte