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Congresso » Chamada de trabalhos

INTERCOM 2006
XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação

Tema Central: Estado e Comunicação

Sede:

Universidade de Brasília
Faculdade de Comunicação
ICC Norte, Bloco A
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília - DF
CEP 70910-900

Fones: (61) 3307-1925 e 3307-2461

Data: 6 a 9 de de setembro de 2006

Programação Preliminar Tema

Documento-base dos debates agendados para 2006
Clique aqui e confira o call for papers do Colóquio Internacional 2006

Chamada para inscrição de trabalhos

Atenção: prazo para envio de trabalhos encerrado.

Reunida na cidade de Bauru (SP), no campus da Unesp, a convite da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, a Diretoria da Intercom aprovou as linhas gerais do XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, agendado para o período de 6 a 9 de setembro de 2006, no Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília.

O formato do congresso permaneceu inalterado, tendo sido introduzidos, porém, alguns ajustes e inovações que procuram tornar o encontro mais produtivo e menos dispersivo. A reunião contou com a presença da Profa. Dra. Nelia Del Bianco, coordenadora local do evento, que participou das deliberações, trazendo elementos e informações relacionados com a infra-estrutura disponível e a conjuntura que permeia a realização do evento.

A principal característica do Intercom 2006 será a sua compactação em 3 dias (quinta, sexta e sábado), precedido naturalmente pela solenidade de abertura na véspera do congresso. Essa concentração de atividades visa atender à demanda de muitos sócios que não dispõem de facilidades para ausentar-se de suas atividades profissionais durante a semana. Assim sendo, todas as atividades foram concentradas no feriadão da independência.

Pequenas alterações foram introduzidas na dinâmica dos eventos que compõem o encontro nacional dos cientistas da comunicação, fortalecendo as oportunidades destinadas aos novos pesquisadores (Intercom Júnior) e aos pesquisadores que atuam em espaços ou pesquisas não acadêmicas (Altercom), além de valorizar o tema central – Estado e Comunicação (que será debatido por todos os eventos do primeiro dia), bem como o Encontro Nacional dos Núcleos de Pesquisa da Intercom (que ocuparão todo o espaço do segundo dia).

Também foi aperfeiçoada a estrutura da Expocom, que, a partir de 2006, passa por uma descentralização territorial. Nos anos anteriores, os participantes inscreviam seus trabalhos diretamente na Secretaria da Intercom, o que permitia a competição de vários trabalhos de uma mesma modalidade oriundos de uma mesma instituição. Agora, a inscrição dos trabalhos começa na própria instituição em que o autor do trabalho está matriculado, onde será submetido a uma pré-seleção. Assim sendo, os trabalhos inscritos na Expocom serão apenas aqueles que passarem pelo filtro das comissões de pré-seleção instituídas nas faculdades ou cursos de Comunicação. A inscrição oficial na Expocom passará a ser institucionalizada, ou seja, em bloco, e cada faculdade/curso poderá concorrer em pé de igualdade com as suas congêneres, participando apenas com o seu melhor trabalho em cada modalidade das 8 categorias que compõem a Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação. Figurarão na mostra de Brasília os melhores trabalhos, de cada modalidade, em cada uma das 5 regiões brasileiras, selecionados pelo Júri Nacional da Expocom.

Estas e outras informações estão mais detalhadas a seguir.

Eventos programados

Ciclo Intercom – XXIX Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Endocom – XVI Encontro de Informação em Ciências da Comunicação
Expocom – XIII Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação
Beltrão 2006 – IX Simpósio da Pesquisa Avançada em Comunicação
NP-Intercom – VI Encontro dos Núcleos de Pesquisa em Comunicação
TLC – Seminário de Temas Livres em Comunicação
Intercom Júnior – Jornada de Iniciação Científica em Comunicação
Altercom – Jornada de Inovações Midiáticas e Alternativas Comunicacionais
Multicom – Colóquios Multitemáticos em Comunicação
Publicom – Encontro com Autores/Editores de Publicações Recentes em
Comunicação

Tipologia e formato dos trabalhos

Os trabalhos inscritos devem enquadrar-se na tipologia seguinte:

1. Comunicação de pesquisa teórica: apresentação dissertativa e/ou reflexiva de estudo baseado em fontes secundárias, de natureza bibliográfica ou hemerográfica (estado da arte de um objeto ou área do conhecimento, no tempo e no espaço).

2. Comunicação de pesquisa empírica: descrição de evidências e interpretação de tendências resultantes da observação sistemática de processos, rotinas, fluxos, efeitos, bem como da análise de documentos primários ou de trabalhos de campo.

3. Comunicação de pesquisa experimental: apresentação de resultados de trabalhos laboratoriais, oficinas de produção, difusão e gestão de conteúdos, testes de aplicação tecnológica, criação artística e similares.

4. Comunicação de iniciação científica: apresentação de revisões bibliográficas ou de trabalhos exploratórios, supervisionados por docentes-pesquisadores.

5. Comunicação de divulgação científica: apresentação de leituras simplificadas de pesquisas teóricas, empíricas ou experimentais, adaptadas didaticamente para compreensão de iniciantes ou não especialistas naquela área de conhecimento.

Serão aceitos os seguintes formatos de trabalhos:

a) Comunicação individual: apresentação feita isoladamente pelo autor do trabalho;

b) Comunicações coordenadas: apresentação grupal de trabalhos de um mesmo tipo sobre tema comum ou de diferentes tipos sobre um mesmo fenômeno ou problema, selecionados e propostos pelo líder da equipe;

c) Conferência: dissertação panorâmica feita por autoridade de reconhecida competência na área ou tema com a finalidade de ampliar horizontes cognitivos;

d) Palestra: apresentação de natureza didática, proferida em linguagem coloquial, visando a transferência de conhecimento específico;

e) Pôster: apresentação de natureza didática, utilizando suporte visual, onde o autor expõe o resultado de sua pesquisa e se dispõe a dialogar com os interlocutores interessados;

f) Peça ou produto: exposição ou mostra de trabalhos laboratoriais, de produções tecnológicas e artísticas, bem como de materiais usados ou de flagrantes documentados.

Tipos de trabalho possíveis de inscrição nos eventos:

Altercom – Jornada de Inovações Midiáticas e Alternativas Comunicacionais
Comunicação de pesquisa empírica
Comunicação de pesquisa experimental
Comunicação de divulgação científica

Endocom – Encontro de Informação em Ciências da Comunicação
Comunicação de pesquisa teórica
Comunicação de pesquisa empírica

Expocom – Simpósio da Pesquisa Experimental em Comunicação
Comunicação de pesquisa experimental

Intercom Júnior – Jornada de Iniciação Científica em Comunicação
Comunicação de iniciação científica

Multicom – Colóquios Multitemáticos em Comunicação
Comunicação de pesquisa teórica
Comunicação de pesquisa empírica
Comunicação de divulgação científica

NP-Intercom – Encontro dos Núcleos de Pesquisa em Comunicação
Comunicação de pesquisa teórica
Comunicação de pesquisa empírica

Publicom – Encontro com Autores/Editores de Publicações Recentes sobre Comunicação
Comunicação de divulgação científica

TLC – Seminário dos Temas Livres em Comunicação
Comunicação de pesquisa teórica
Comunicação de pesquisa empírica

Quem e onde apresentar trabalhos

Doutores, Doutorandos, Mestres, Mestrandos
Endocom – Encontro de Informação em Ciências da Comunicação
Multicom – Colóquios Multitemáticos em Comunicação
NP-Intercom – Encontro dos Núcleos de Pesquisa em Comunicação
Publicom – Encontro com Autores–Editores de Publicações Recentes em
Comunicação
TLC – Seminário de Temas Livres em Comunicação

Professores, Pesquisadores, Profissionais Graduados, Especialistas
Altercom – Jornada de Inovações Midiáticas e Alternativas
Comunicacionais
Endocom – Encontro de Informação em Ciências da Comunicação
Multicom – Colóquios Multitemáticos em Comunicação
Publicom – Encontro com Autores–Editores de Publicações Recentes em
Comunicação

Estudantes de graduação
Expocom – Simpósio da Pesquisa Experimental em Comunicação
Intercom Júnior – Jornada de Iniciação Científica em Comunicação

Taxa de inscrição – 20061

Categoria
De 3 de abril
a 19 de maio
De 20 de maio
a 30 de junho
De 1º de julho
a 19 de agosto
Não Sócio
R$ 260,00
R$ 320,00
R$ 400,00
Sócio da Intercom2
R$ 130,00
R$ 160,00
R$ 200,00
Estudante de graduação3
R$ 100,00
R$ 120,00
R$ 140,00

Nota: Esta tabela não se aplica aos participantes da Expocom, cuja inscrição será feita em equipe, conforme tabela contida no item 3.3.

1A inscrição no congresso será aceita até o limite da capacidade de acomodação dos participantes no campus da UnB. Recomenda-se a inscrição antecipada, sobretudo para os que pretendem apresentar trabalhos. Em hipótese alguma serão realizadas inscrições no local.

2Sócios que quitaram a anuidade 2006

3No ato da inscrição, o estudante deve informar o número de sua matrícula na instituição em que estuda.

Normas gerais para a inscrição de trabalhos

1. Normas gerais para a submissão de trabalhos (que devem ser lidas antes da digitação do trabalho):

1.1. Os trabalhos deverão estar digitados em português (salvo aqueles referidos no item 1.1.1) e ser enviados somente pelo sistema on-line (http://www.adtevento.com.br/intercom/2006), seguindo o roteiro indicado no site da Intercom (http://www.intercom.org.br) e conforme as regras estabelecidas no modelo-padrão, para ser apreciados pelos coordenadores dos eventos do XXIX Congresso acima indicados. A não obediência a estas regras implicará na recusa ou até mesmo na não apreciação do trabalho.

1.1.1. Os pesquisadores residentes no exterior poderão enviar seus trabalhos escritos em português ou espanhol.

1.2. Somente poderão submeter trabalho para qualquer dos eventos acima indicados os autores previamente inscritos no XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação e que comprovarem o pagamento do boleto bancário, exceto os pesquisadores residentes no exterior que poderão quitar seu débito no início do congresso.

1.3. Somente os trabalhos pertinentes à ementa ou tema do Núcleo e/ou Evento, desde que enviados pelo sistema acima indicado, e dentro do prazo estabelecido, serão apreciados pelo Coordenador respectivo. Para esclarecer dúvidas quanto ao evento ou Núcleo para o qual pretende enviar o trabalho, consulte os itens constantes destas Normas ou envie consulta à sede da Intercom pelo e-mail intercom@usp.br ou telefone (11) 3091-4088.

1.4. O trabalho só poderá ser proposto a um núcleo ou evento do XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Por isso mesmo, é importante que o autor defina precisamente onde ele se enquadra. Em caso de envio para mais de um núcleo ou evento, o trabalho poderá ser excluído do Congresso.

1.5. Na hipótese de aceitação do trabalho para apresentação em qualquer dos eventos do Congresso, o autor estará outorgando, formal e graciosamente, à Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom – o direito de reprodução nos arquivos virtuais do XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação nos seus Anais (que serão distribuídos e comercializados, em CD-Rom, durante o evento ou posteriormente a ele) e ainda seu respectivo depósito no Repositório Institucional dos NPs da Intercom mantido pela Portcom:
http://reposcom.portcom.intercom.org.br

1.6. No caso de haver mais de um autor do trabalho, pelo menos um deles, aquele que fará a sua apresentação no evento ou núcleo, deverá comprovar a inscrição no congresso, por meio da quitação do respectivo boleto bancário. Somente este autor receberá o certificado correspondente, que será entregue no final do congresso. Os autores que não retirarem seus certificados no local do congresso deverão pagar taxa especial para a remessa posterior.

1.7. A taxa de inscrição no congresso assegura ao participante o direito de comparecer aos eventos, como ouvinte, debatedor ou como apresentador de trabalho. Na hipótese da apresentação de trabalho, o participante ficará condicionado ao julgamento de mérito feito pelos comitês acadêmicos que selecionam os trabalhos incluídos no programa. Por isso mesmo, o autor cujo trabalho for recusado pelo respectivo comitê de avaliação do mérito científico não terá direito de restituição da taxa de inscrição no congresso. Fica assegurada, nesse caso, a participação do autor como ouvinte ou debatedor em qualquer dos núcleos ou eventos programados, dentro do limite do espaço disponível nas salas onde se realizarão as atividades do Congresso.

Normas específicas para a inscrição dos trabalhos

Quem pode inscrever trabalhos nos eventos ou núcleos?

2.1. Apenas pesquisadores com grau acadêmico de mestre e/ou doutor ou que comprovem sua matrícula em cursos de mestrado (pós-graduação strictu senso), previamente inscritos no Congresso, podem submeter trabalhos para apresentação no VI Encontro dos Núcleos de Pesquisa da Intercom – NPs Intercom ou no Seminário de Temas Livres em Comunicação – TLC.

2.1.1. Os pesquisadores graduados em cursos de nível superior, matriculados em cursos de pós-graduação latu senso, atuantes no mercado de trabalho ou profissionais autônomos, podem submeter seus trabalhos à Jornada de Inovações Midiáticas e Alternativas Comunicacionais – Altercom ou Encontro de Informação em Ciências da Comunicação – Endocom.

2.2. Os estudantes de graduação poderão, diretamente ou mediante proposta de professor(a), submeter os resultados de seus trabalhos de pesquisa para apresentação na Jornada de Iniciação Científica em Comunicação – Intercom Júnior. A inscrição de trabalhos destinados à Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação – Expocom – deverá ser feita previamente na faculdade ou curso de Comunicação onde os estudantes estão matriculados; caso eles sejam pré-selecionados, a inscrição será institucional e feita em conjunto com os demais trabalhos da instituição.

2.3. Os professores, pesquisadores, profissionais e especialistas, sócios da Intercom ou não sócios previamente inscritos no congresso, poderão submeter suas propostas de participação no Encontro com Autores e/ou Editores de Publicações Recentes em Comunicação – Publicom, que as distribuirá em sessões organizadas por afinidades temáticas.

2.4. Em qualquer das situações acima só poderão submeter propostas e trabalhos os pesquisadores previamente inscritos no XXIX Congresso e que tenham pago o respectivo boleto bancário, salvo os casos previstos no item 1.1.1.

Calendário geral – 20065

18 de abril
Data inicial para envio de proposta ou texto completo (de acordo com as normas de cada evento) pelos congressistas inscritos, que serão informados da aceitação prévia pelo coordenador de cada NP ou Evento.

23 de maio
Prorrogado para
02 de junho (NPs) e 19 de junho (demais eventos)

Data final para envio do trabalho [completo] ao coordenador do NP ou Evento, exclusivamente pelo sistema informático, exceto para o evento Expocom (item 3.3), que requer envio postal dos trabalhos.

13 de junho
Prorrogado para
20 de junho (NPs) e 27 de junho (demais eventos)
Data final para comunicação aos congressistas dos aceites de trabalhos completos selecionados pelos comitês avaliadores dos NPs ou dos Eventos
16 de junho
Prorrogado para
02 de agosto (todos os eventos)
Data final para divulgação aos congressistas do programa de cada NP ou Evento, incluindo os trabalhos selecionados

5O calendário especial da Expocom está incluído no item 3.3.

Descrição dos eventos

3.1. Altercom – Jornada de Inovações Midiáticas e Alternativas Experimentais

O que é: Espaço destinado às comunicações inscritas por graduados em cursos superiores, estudantes de especialização e profissionais atuantes nas empresas, governo ou terceiro setor, apresentando pesquisas empíricas ou estudos aplicados que contenham potencial inovativo ou representem alternativas comunicacionais.

Como fazer: Os trabalhos devem ser escritos em Word, seguindo rigorosamente as especificações constantes no respectivo modelo-padrão (clique aqui para acessá-lo).

Onde apresentar: Os trabalhos serão apresentados em sessões correspondentes às sub-áreas do campo comunicacional:

1) Cibercultura e tecnologias da comunicação
2) Comunicação audiovisual (cinema, rádio e televisão)
3) Comunicação organizacional, relações públicas e propaganda
4) Jornalismo e editoração
5) Mediações e interfaces comunicacionais
6) Teorias da comunicação

Coordenador: Prof. Dr. Adolpho Queiroz (Umesp)

Modelo-padrão para submissão de trabalhos ao Altercom (é obrigatório formatar o trabalho de acordo com este modelo)

3.2. Endocom – Encontro de Informação em Ciências da Comunicação

O que é: O Encontro é destinado a profissionais vinculados a unidades de informação (tais como centros de documentação, editoras, veículos de comunicação etc.), a docentes e alunos de pós-graduação e pesquisadores das áreas de ciências da Informação e/ou Comunicação, interessados em discutir e compartilhar questões sobre pesquisas, teorias e práticas de informação em Ciências da Comunicação.

Alunos de graduação podem submeter trabalhos desde que elaborados em parceria com docentes da área ou profissionais atuando em unidades de informação. A submissão de trabalhos deverá ser feita conforme as normas gerais para o envio de trabalho, no respectivo modelo-padrão.

Coordenadora: Profa. Dra. Sueli Ferreira (USP)

Modelo-padrão para submissão de trabalhos ao Endocom (é obrigatório formatar o trabalho de acordo com este modelo)

3.3. Expocom – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação

O que é: Espaço destinado à exposição de trabalhos resultantes da pesquisa experimental realizada nos laboratórios e oficinas dos cursos de graduação em comunicação social, selecionados pela criatividade, originalidade, inovação tecnológica e qualidade técnica.

Como fazer: Os trabalhos devem ser pré-selecionados nas faculdades ou cursos de graduação em Comunicação Social. Tais instituições devem constituir comissões julgadoras para avaliar o mérito dos trabalhos produzidos pelos seus alunos/professores.

Coordenadores: Prof. Dr. Paulo Rogério Tarsitano (Umesp) e Profa. Ms. Simone Denise Gardinali Navacinsk (Umesp)

Regulamento e mais informações sobre a Expocom

3.4. Intercom Júnior

O que é: Espaço acadêmico destinado a acolher os trabalhos elaborados nos cursos de graduação, em projetos de iniciação científica (PIBIC), laboratórios didáticos, trabalhos de campo ou oficinas experimentais diretamente pelo aluno ou através de proposta de mesa elaborada e encaminhada por professor(a) de instituição de nível superior (da área da Comunicação), com a participação de 2 (dois) a 3 (três) jovens pesquisadores, bacharéis ou alunos de graduação, além do professor.

Como fazer: Os relatos (individuais ou proposta de mesas) devem ser escritos em Word, seguindo rigorosamente as especificações constantes no respectivo modelo-padrão (clique aqui para acessá-lo).

Onde apresentar: Os trabalhos serão apresentados em sessões correspondentes às sub-áreas do campo comunicacional:

1) Cibercultura e tecnologias da comunicação
2) Comunicação audiovisual (cinema, rádio e televisão)
3) Comunicação organizacional, relações públicas e propaganda
4) Jornalismo e editoração
5) Mediações e interfaces comunicacionais
6) Teorias da comunicação

Coordenador: Prof. Ms. Fernando Ferreira de Almeida (Unimep)

Modelo-padrão para submissão de trabalhos e propostas de mesas ao Intercom Júnior (é obrigatório formatar o trabalho ou mesa de acordo com este modelo)

3.5. Multicom – Colóquios Multitemáticos em Comunicação

O que é: espaço acadêmico destinado a acolher:

a) mesa temática sobre qualquer tema considerado relevante na área da Comunicação, que seja encaminhada por pesquisador com grau acadêmico mínimo de doutor, inscrito previamente no Congresso, com um mínimo de 2 (dois) e um máximo de 4 (quatro) pesquisadores participantes, incluindo o proponente, que será responsável pela coordenação da mesa. A duração dos trabalhos da mesa temática não poderá ultrapassar 150 (cento e cinqüenta) minutos, incluindo apresentação, exposições, debates e eventual intervalo.

b) palestra sobre tema relevante, de interesse para a comunidade acadêmica, especialmente dos estudantes, realizada por pesquisador ou profissional indicado por um sócio, que assume a responsabilidade de coordenar o evento e apresentar o(a) convidado(a). A duração da palestra não poderá ultrapassar 60 (sessenta) minutos, inclusive os debates.

Como fazer: As propostas deverão ser encaminhadas na forma indicada nos itens acima – com título, resumo geral da temática da mesa ou palestra, proponente e demais componentes do evento. Os mini-currículos acadêmicos ou profissionais de todos os integrantes devem ser encaminhados conforme as normas gerais para o envio de trabalho, no respectivo modelo-padrão.

Coordenadora: Profa. Dra. Sonia Virginia Moreira (Uerj)

Modelo-padrão para submissão de mesas ao Multicom (é obrigatório formatar a mesa de acordo com este modelo)

3.6. NP-Intercom - VI Encontro dos Núcleos de Pesquisa em Comunicação

3.6.1. Os Coordenadores de Núcleos de Pesquisa e dos demais eventos do Congresso acima indicados só apreciarão os trabalhos enviados na forma indicada, que sejam pertinentes à ementa do evento que coordenam, excluindo os demais, inclusive os que lhes forem enviados pelos pesquisadores diretamente, por e-mail ou outra qualquer forma, já que apenas o envio na forma acima indicada fica registrado nos arquivos virtuais de trabalhos do Congresso, sendo nulos os envios fora do sistema informático, não cabendo reclamações posteriores.

3.6.2. Para saber qual Núcleo poderá apreciar e acolher o seu paper consulte as palavras-chave dos Núcleos de Pesquisa e envie, na forma indicada acima, seu trabalho à Coordenação do Núcleo que contemple pelo menos uma das palavras-chave do seu paper. Caso não encontre nenhuma das palavras-chave de seu trabalho na lista de NPs, consulte também as respectivas seções temáticas, procurando um tema ou área do campo da Comunicação desenvolvidas em algum dos NPs, com a qual seu trabalho se possa identificar e assim deve ser a esse Núcleo que o deve encaminhar. Se não encontrar nenhuma das palavras-chave de seu trabalho nem a sua temática dentre as disponíveis nos NPs, sugere-se que proponha o seu trabalho ao TLC - Seminário de Temas Livres em Comunicação.

3.6.3. Cada pesquisador só poderá encaminhar um trabalho de sua autoria para o VI Encontro dos Núcleos de Pesquisa. São admitidas exceções no caso de co-autoria, quando podem ser submetidos até dois trabalhos do mesmo autor, desde que um deles seja de autoria única e outro não ou que, sendo ambos em co-autoria, o sejam com co-autores diferentes.

3.6.4. Nos trabalhos em co-autoria é possível submeter à apreciação um trabalho feito em parceria com autor(es) sem a qualificação acadêmica exigida nos Núcleos, mas, se for selecionado, o trabalho só poderá ser apresentado no Núcleo pelo autor com a qualificação exigida, e é também esse autor que deverá fazer a inscrição no Congresso, ficando opcional a inscrição do(s) outro(s) autor(es). Este(s) poderá(ão) participar, como ouvinte(s), das sessões do Núcleo, desde que também esteja(m) inscrito(s) no Congresso. O trabalho, em qualquer hipótese, só poderá ser apresentado na sessão de trabalho do Núcleo de Pesquisa pelo autor qualificado para participar das reuniões do NP como expositor.

Coordenadora geral: Profa. Dra. Ada F. M. Dencker (Universidade Anhembi Morumbi)

Modelo-padrão para submissão de trabalhos ao NP-Intercom (é obrigatório formatar o trabalho de acordo com este modelo)

3.7. Publicom – Encontro com Autores/Editores de Publicações Recentes sobre Comunicação

O que é: Espaço destinado ao lançamento de novas publicações – livros, revistas, portais e outros produtos de difusão acadêmica – de autoria de sócios e de participantes inscritos no congresso anual da Intercom, possibilitando aos autores ou editores a apresentação de suas obras e ensejando o diálogo com leitores ou usuários potenciais.

Como inscrever: As propostas de lançamento deverão ser encaminhadas com título, resumo geral da obra, o nome do proponente e, se for o caso, o nome da pessoa credenciada para a apresentação. Dentro do arquivo em Word contendo a proposta de lançamento, deve-se inserir uma foto da capa da publicação, a ser incluída no catálogo Autores da Intercom – 2006. Os produtos eletrônicos de difusão acadêmica – sites, portais, multimídia – devem indicar o título da peça ou o endereço na Web e uma breve descrição do produto e dos principais objetivos de sua criação. Os mini-currículos acadêmicos ou profissionais de todos os integrantes devem ser encaminhados conforme as normas gerais para o envio de trabalho, no respectivo modelo.

Como proceder: A apresentação da publicação será feita pelo próprio autor/editor ou pela pessoa delegada, sendo-lhe reservado tempo médio de 10-15 minutos para sumariar o conteúdo da obra. O evento ocorrerá em auditórios especialmente reservados para essa finalidade. Ao final do conjunto das apresentações os autores/editores poderão autografar as publicações lançadas naquela seção.

Onde apresentar: Os lançamentos serão agrupados numa das sub-áreas do campo comunicacional, de acordo com a seguinte classificação:

1) Cibercultura e tecnologias da comunicação
2) Comunicação audiovisual (cinema, rádio e televisão)
3) Comunicação organizacional, relações públicas e propaganda
4) Jornalismo e editoração
5) Mediações e interfaces comunicacionais
6) Teorias da comunicação

Onde divulgar: Serão incluídas no catálogo Autores da Intercom – 2006 todas as publicações lançadas. Para isso, torna-se necessário a remessa antecipada de 2 exemplares da publicação impressa para a sede da Intercom, uma das quais será incorporada ao acervo bibliográfico da Intercom e outra doada à Biblioteca da universidade que sediar o congresso. A remessa deverá estar dentro de um envelope identificado da seguinte maneira: "Publicom - Nome da(s) obra(s) - Nome do proponente".

Coordenador: Prof. Dr. José Benedito Pinho (UFV)

Modelo-padrão para submissão de propostas ao Publicom (é obrigatório formatar a proposta de acordo com este modelo)

3.8. TLC - Seminário de Temas Livres em Comunicação

O que é: O Seminário de Temas Livres é um espaço destinado à apresentação de trabalhos desenvolvidos por pesquisadores com temas ou formatos não se enquadram nas ementas dos Núcleos de Pesquisa. Visa especialmente abrir espaço para apresentação de temas emergentes no campo da Comunicação. Ocorrerá, dentro da programação do XXIX Congresso, no dia 8 de setembro de 2005, das 9h às 18h, em sessões paralelas aos NPs.

As propostas deverão ser encaminhadas conforme as normas gerais para o envio de trabalho, no respectivo modelo-padrão.

Coordenadora: Profa. Dra. Raquel Paiva (UFRJ)

Modelo-padrão para submissão de trabalhos ao TLC (é obrigatório formatar o trabalho de acordo com este modelo)