Portcom

JORNAL INTERCOM
Jornal quinzenal da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação

Ano 6, nº 151, São Paulo – SP – Brasil 18 de janeiro de 2010
ISSN 1982-372X

Sumário desta edição
Outras edições

 

Destaque

Programa de pós-doutorado reúne universidades latino-americanas

O Centro de Estudios Avanzados en Niñez y Juventud de la alianza CINDE, da Universidade de Manizales (Colômbia), a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil) e o Grupo de Trabalho CLACSO: Juventude e Novas Práticas Políticas em América Latina/Juventud y Nuevas Prácticas Políticas en América Latina estão promovendo o curso de pós-doutorado em Ciências Sociais, Infância e Juventude.

O Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais/Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO) é a instituição avalista do curso de pós-doutorado, que ainda tem como cooperantes a Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO), da Argentina, e o Centro de Juventud (CEJU), do Chile.

A duração do curso é de dois anos, durante os quais cada pós-doutorando realizará uma pesquisa teórica e/ou empírica que resultará na publicação de um livro. Na avaliação de sua investigação, o pós-doutorando contará com a interlocução de um dos intelectuais que compõem o Comitê Acadêmico do Curso. As pesquisas serão desenvolvidas dentro de um dos quatro eixos conceituais do Curso.

Os pós-doutorandos participarão de quatro encontros internacionais de investigadores direcionados a cada um dos eixos conceituais do Curso, mediante sessões de debates com a presença de pelo menos dois especialistas internacionais, que constarão como expositores e interlocutores da produção dos participantes.

Os encontros serão realizados na Argentina, Colômbia, Brasil e Chile, e sua organização estará a cargo da instituição anfitriã (proponente ou cooperante) em cada país, com o apoio dos Assistentes do Comitê Acadêmico e da Secretaria técnica e acadêmica do Curso.

Requisitos de participação

Poderão participar do curso doutores de qualquer campo das ciências sociais e das humanidades interessados em contribuir, com objetos transdisciplinares de conhecimento, para a compreensão dos campos da infância e juventude; da reflexão crítica, do debate das principais teorias científicas, das políticas e das práticas da infância e juventude no continente.

Para o financiamento do Curso de pós-doutorado cada candidato buscará recursos para sua bolsa na instituição a que pertence ou em agências financiadoras afins.

Mais informações podem ser obtidas por meio do seguinte endereço eletrônico: doctoradocinde@umanizales.edu.co