Portcom

JORNAL INTERCOM
Jornal quinzenal da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação

Ano 5, nº 147, São Paulo – SP – Brasil 9 de novembro de 2009
ISSN 1982-372X

Sumário desta edição
Outras edições

 

Destaque

Seminário discute indicadores do direito à comunicação no Brasil

A Universidade de Brasília sedia, no dia 11 de novembro, o Seminário “A Construção de Indicadores do Direito à Comunicação no Brasil. O evento acontece a partir das 8h30, no Espaço Interno da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (Instituto Central de Ciências – Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte).

O evento é realizado em parceria entre o Laboratório de Políticas de Comunicação (LaPCom) da UnB, a UNESCO, o Coletivo Intervozes e o Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NETCCON-UFRJ). O debate dá continuidade ao trabalho iniciado em setembro, buscando socializar propostas para a criação de instrumentos que avaliem a efetivação do direito à comunicação.

O Seminário está estruturado em duas partes. Na primeira, haverá a apresentação das propostas de indicadores já existentes, tanto a elaborada pelo Intervozes por meio do projeto do Centro de Referência do Direito à Comunicação‚ como a desenvolvida pela UNESCO em debate entre os países membros do órgão através do Programa Internacional para o Desenvolvimento da Comunicação (IPDC).

No segundo momento, com a presença de membros de organizações governamentais, setor privado e organizações não-governamentais, haverá uma avaliação pelo público presente dos dois documentos (UNESCO e Intervozes) e o recolhimento de contribuições para a aplicação dos indicadores na realidade brasileira.

Os organizadores do evento criaram um site com as propostas existentes. A idéia é que as pessoas tomem ciência do conteúdo desses documentos antes do seminário e possam ter melhores condições de apresentar contribuições durante o evento.
http://sites.google.com/site/direitoacomunicacaoindicadores

Os seminários acontecem em período próximo às etapas preparatórias para a 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom).

Após o Seminário em Brasília, está prevista a realização do Ciclo em São Paulo no dia 24 de novembro. Em 2009, será realizado um Seminário Nacional para comparar os resultados alcançados regionalmente e apresentar os próximos passos da pesquisa de Indicadores do Direito à Comunicação no Brasil.

Serviço
- Data: 11/11/09
- Hora: das 8h30 às 13h
- Local: Espaço Interno da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Instituto Central de Ciências. Campus Universitário Darcy Ribeiro (Asa Norte).
- Inscrições gratuitas no link
http://sites.google.com/site/direitoacomunicacaoindicadores/ciclo-de-seminarios-inscricao-para-o-do-rio-de-janeiro-1

Mais informações sobre o tema:

http://sites.google.com/site/direitoacomunicacaoindicadores ou pelo e-mail:

indicadorescomunicacao@gmail.com ou ainda pelo telefone (61) 9999-3534