Portcom

JORNAL INTERCOM
Jornal semanal da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação

Ano 5, nº 138, São Paulo – SP – Brasil 06 de julho de 2009
ISSN 1982-372X

Sumário desta edição
Outras edições

 

Acontece

Unesp de Bauru promove I Encontro de Comunicação e Terceira Idade

O grupo de pesquisa Idosomidia, do Departamento de Comunicação Social da FAAC/UNESP, está organizando o “I Encontro de Comunicação e Cidadania - A Terceira Idade e os Meios de Comunicação – a imagem do idoso na sociedade”.

O grupo, formado por estudantes de Jornalismo da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP, sob a coordenação do professor Pedro Celso Campos, pesquisa desde 2006 o tema da visibilidade do idoso nos meios de comunicação. Todos os estudos são disponibilizados, com atualização mensal, para uso de pesquisadores, estudantes e sociedade em geral, no link http://www.faac.unesp.br/pesquisa/idosomidia/

O evento acontecerá na sala 01 do campus de Bauru no dia 19 de agosto de 2009, nos três períodos. Haverá palestras especializadas que abordarão a terceira idade em convergência com a comunicação, além dos aspectos sociais que participam do universo do idoso.

O coral da UATI (Universidade Aberta à Terceira Idade) da USC (Universidade do Sagrado Coração) abrirá o evento às oito horas. A primeira palestra, “Universidade e Terceira Idade: o papel da comunicação nas mudanças sociais”, será proferida pelo professor Francisco Sierra Caballero, Decano da Faculdade de Comunicação da Universidade de Sevilha, com a participação da Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, da PUC-SP, professora Beltrina Corte, seguindo-se debate com os presentes.

Às 14 horas, a programação recomeçará com palestras dos coordenadores das UNATIs da UNESP, USC e USP sobre os serviços prestados pela Universidade Aberta à Terceira Idade. Ás 19 horas, o prefeito de Bauru, Rodrigo Agostinho, falará sobre o relacionamento do poder público municipal com a terceira idade. Em seguida, os alunos do Idosomidia apresentarão uma pesquisa sobre a cobertura da terceira idade pela mídia e, às 21 horas, o Coral Revivendo, da USP/Bauru, encerrará o evento.

Como parte da programação, o grupo de pintura em tela da UNATI/UNESP exporá seus trabalhos, durante todo o dia, no espaço administrativo da FAAC.

As inscrições no evento podem ser feitas através dos folderes que estão sendo distribuídos nos campi das três universidades: UNESP, USC e USP e são totalmente gratuitas. A freqüência, mediante lista de presença, dará direito ao Certificado de Participação. Mais detalhes com idosomidia@yahoogrupos.com.br