Portcom

JORNAL INTERCOM
Jornal semanal da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação

Ano 5, nº 138, São Paulo – SP – Brasil 06 de julho de 2009
ISSN 1982-372X

Sumário desta edição
Outras edições

 

Acontece

Programa São Paulo oferece Oficinas de Férias com o tema “Um Estado de Leitores”

O Programa São Paulo: Um Estado de Leitores é gerido pela POIESIS - Organização Social de Cultura para a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Em seis anos de atividades o programa tem cumprido a missão de criar e revitalizar bibliotecas públicas e salas de leitura na capital e no interior do Estado, além de realizar eventos de estímulo à leitura como o PraLer - Prazeres da Leitura e o Corredor Literário na Paulista.

As Oficinas de Férias que o programa realizará no mês de julho são mais uma atividade com o objetivo de estimular a leitura e divulgar a literatura. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail contato.spel@poiesis.org.br ou pelo telefone (11) 3331-5549

O curso será realizado na sede do programa: Rua do Triunfo, 301/305 - Santa Efigênia – São Paulo / SP.


PROGRAMAÇÃO

Como escrever e contar a literatura de cordel
Dia 07 de julho – 14 horas - com César Obeid
Inscrições: R$ 15,00.
O participante vai aprender, por meio de histórias, improvisos e interação com o grupo, como escrever e contar as diversas modalidades da literatura e cordel. Dinâmicas de teatro de cordel trabalharão a expressão corporal para que o universo da poesia popular rimada e metrificada seja vivenciado plenamente. O objetivo é iniciar o treino da escrita, leitura e escuta em versos, por meio da oralidade da cultura popular.


Os Caminhos do Desejo no Texto Feminino
Dia 14 de julho - 10 horas - com Angela Coelho (Casa das Rosas) e Prof. Dra. Susana Ventura (Universidade Federal de São Paulo).
Inscrições: 1 livro em bom estado.
A concepção desta oficina baseia-se na vivência literária em sentido amplo, por meio das obras de Lygia Fagundes Telles, Adélia Prado e Clarice Lispector, tornando consciente a interação com as diversas linguagens artísticas a partir dos textos literários.


Saramago e Mia Couto em prosa, verso e intervenção
Dias 15 e 16 de julho - 10 horas - com Prof. Dra. Susana Ventura (Universidade Federal de São Paulo)
Inscrições: 1 livro em bom estado.
Dois interessantes encontros para apresentação, leitura e análise de aspectos diferenciados das obras desses grandes autores das literaturas de língua portuguesa. Saramago poeta? Mia Couto fazendo intervenção social? Sim, tudo isso ao mesmo tempo e agora. Para ler, discutir e até...cantar junto!


SERVIÇO

Programa São Paulo: Um Estado de Leitores
Rua do Triunfo, 301 – São Paulo / SP – Tel: (11) 3331-5549
E-mail: contato.spel@poiesis.org.br