Portcom

JORNAL INTERCOM
Jornal semanal da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação

Ano 5, nº 135, São Paulo – SP – Brasil 25 de maio de 2009
ISSN 1982-372X

Sumário desta edição
Outras edições

 

Lançamentos

Livro analisa políticas e estratégias em Comunicação Empresarial

Acaba de ser lançado pela Editora Saraiva o livro Comunicação Empresarial: Políticas e Estratégias, do professor e pesquisador Wilson da Costa Bueno. A obra aborda as novas tendências e desafios da comunicação empresarial, buscando conciliar as dimensões acadêmica e profissional que caracterizam sua teoria e prática. Atenção especial é dada à sistematização de conceitos e à análise dos processos comunicacionais implementados pelas organizações.

O livro está distribuído em 11 capítulos, cada um deles acompanhado por textos para leitura rápida e de incentivo ao debate, e aborda temas relevantes e atuais nessa área, como a construção de políticas de Comunicação; a organização de Salas de Imprensa na web; a relação entre comunicação, governança e sustentabilidade; as virtudes e os equívocos usuais do processo de auditoria de imagem; a comunicação interna e gestão, a definição do processo de inteligência em comunicação, entre outros.

Busca-se com esse trabalho discutir a chamada comunicação estratégica, destacar o papel da comunicação no processo de gerenciamento de crises, situar o relacionamento com a imprensa em um contexto de segmentação da mídia e analisar a comunicação dentro da wikieconomia. A obra apresenta exemplos específicos da realidade brasileira e traz uma bibliografia ampla e atualizada.

O autor é professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UMESP (Universidade Metodista de São Paulo) e de Jornalismo na ECA/USP. É editor de 6 sites temáticos em Comunicação/Jornalismo e tem atuado como consultor na área da Comunicação Empresarial, particularmente para a construção de Políticas de Comunicação. Tem vários livros publicados e é pioneiro no Brasil no desenvolvimento de metodologia para auditoria de imagem das organizações na mídia. É coordenador do Grupo de Pesquisa em Comunicação Empresarial – Criticom, cadastrado no CNPq. Edita também o Blog do Wilson (www.blogdowilson.com.br).

O livro pode ser encontrado nas principais livrarias e maiores informações podem ser obtidas junto à Editora Saraiva (www.saraiva.com.br).