Portcom

JORNAL INTERCOM
Jornal semanal da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação

Ano 5, nº 135, São Paulo – SP – Brasil 25 de maio de 2009
ISSN 1982-372X

Sumário desta edição
Outras edições

 

Destaque

Confederação Ibero-americana reúne diretoria em outubro, no Ciespal

Fundada na Ilha da Madeira, Portugal, no dia 19 de abril de 2009, a Confederação Ibero-Americana de Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação está em fase de registro do seu estatuto social na cidade de São Paulo, Brasil, sede jurídica da nova entidade.

Presidida pelo Prof. Dr. José Marques de Melo (Brasil) e administrada pelo Prof. Dr. Elias Machado (Brasil), a primeira diretoria da Confederação vai tomar posse, em data a ser confirmada, na semana de 12 a 15 de outubro, na cidade de Quito, Equador. O convite foi feito por Fernando Checa, novo Diretor Geral do CIESPAL – Centro Internacional de Estudos Superiores de Comunicação para a América Latina, cujo aniversário de 50 anos de fundação será comemorado na capital equatoriana no dia 9 de outubro deste ano.

Checa reuniu-se com o presidente e o vice-presidente da Confederação Ibero-Americana, respectivamente José Marques de Melo (Brasil) e Francisco Sierra (Espanha), em Marília (SP), durante o XIII Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-americana de Comunicação – CELACOM 2009 – promovido pela Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação e pela Universidade de Marília – UNIMAR.

Integram a diretoria da Confederação Ibero-Americana, além dos já citados professores Marques de Melo, Sierra e Machado, os seguintes acadêmicos: Erick Torrico (Bolívia), Moisés Martins (Portugal), Luis Albornoz (Espanha), Luis Humberto Marcos (Portugal), Rodrigo Gomez (México), bem como os conselheiros Teresa Quiros (Peru), Gustavo Cimadevilla (Argentina) e Antonio Gómez (Bolívia).

Participam da Confederação mais de uma dezena de associações do campo comunicacional da Espanha, Portugal, Brasil, México e outros países hispano-americanos: ABOIC, AE-IC, ALAIC, AMIC, AssIBERCOM, FADECCO, FELAFACS, LUSOCOM, SOCICOM, SOPCOM, ULEPICC. Outras associações nacionais estão em processo de inclusão, dentre elas a Associação Equatoriana de Investigadores da Comunicação, cuja fundação está prevista para ocorrer, na sede do CIESPAL, em outubro próximo.

A meta inicial da nova entidade é a constituição de uma comunidade acadêmica na área, promovendo congressos, onde os pesquisadores que se comunicam em espanhol e português possam intercambiar idéias e avaliar os resultados das pesquisas realizadas. Da mesma forma, pretende-se editar periódicos, com a intenção de potencializar a difusão internacional do conhecimento ibero-americano.

A agenda da reunião de Quito inclui a realização do I Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana, no primeiro semestre de 2011 e a organização de um Fórum Ibero-Americano de Pós-Graduação em Comunicação, a se efetuar a partir de 2010. Também se prevê a formulação de uma estratégia de participação ibero-americana no próximo Congresso Internacional de Ciências da Comunicação, promovido pela IAMCR, em Braga, Portugal, em julho de 2010.

Outro assunto pautado é a criação de um Programa Ibero-Americano de Doutorado em Ciências da Comunicação, consorciando universidades da Espanha, Portugal, Brasil e outros países hispano-americanos, com a participação do CIESPAL – Centro Internacional de Estudos Superiores de Comunicação para a América Latina.