Portcom

JORNAL INTERCOM
Jornal semanal da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação

Ano 5, nº 135, São Paulo – SP – Brasil 25 de maio de 2009
ISSN 1982-372X

Sumário desta edição
Outras edições

 

Destaque

Intercom Nordeste reúne mais de 800 participantes em Teresina

O XI Intercom Nordeste reuniu em Teresina mais de 800 pessoas, entre pesquisadores, alunos e professores da área da comunicação. O evento aconteceu na Universidade Federal do Piauí, nos dias 14, 15 e 16 de maio. Com o tema: “Comunicação, Educação e Cultura na era digital”, o Intercom contou com momentos de palestras, oficinas, painéis, apresentação de trabalhos e lançamento de livros.

A palestra de abertura “ Televisão e Usos do Passado” foi proferida pela professora Marialva Barbosa, da Universidade Federal Fluminense. Durante o evento, também foram abordadas temáticas atuais como cibercultura, inclusão digital e social, jornalismo na era digital, jornalismo esportivo, entre outras.

O Intercom Nordeste 2009 teve a participação de pesquisadores da área da comunicação como Heloísa Matos, da Faculdade Cásper Líbero, Nélia Del Bianco, da Universidade de Brasília, Karla Brunet, da Universidade Federal da Bahia, e do professor da Universidade Metodista de São Paulo e presidente da Cátedra Unesco de Comunicação, José Marques de Melo.

O professor Marques de Melo participou de um momento de bate-papo com os participantes do evento sobre as mudanças nas diretrizes curriculares dos cursos de Jornalismo. “O ensino de Jornalismo mudou muito e para melhor. Mas, isso não significa que estamos satisfeitos com o que está aí. As escolas para se instalarem têm que ter infra-estrutura”, ressaltou.

Segundo a coordenadora do Intercom 2009, Samantha Castelo Branco, o evento foi avaliado como positivo, pois conseguiu cumprir sua missão de estimular a produção científica e o diálogo entre os participantes. “Contamos com a colaboração de parceiros e de alunos voluntários, que ajudaram na organização do evento. Isso foi fundamental”, disse a coordenadora.

O anúncio da sede do INTERCOM NORDESTE 2010 será feito brevemente pela Vice-Presidente Nelia del Bianco, havendo duas alternativas possíveis: Campina Grande (PB) ou Caruaru (PE).