.
Portcom

JORNAL INTERCOM
Jornal semanal da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação

Ano 5, nº 135, São Paulo – SP – Brasil 25 de maio de 2009
ISSN 1982-372X

Sumário desta edição
Outras edições

 

Acontece

IX Colóquio Brasil-França ocorre junto ao Congresso Nacional da Intercom

Estão abertas as inscrições para o IX Colóquio Brasil-França de Ciências da Comunicação, que será realizado este ano em Curitiba (PR) como atividade do pré-congresso da Intercom. O Colóquio acontecerá na Universidade Positivo, nos dias 3 e 4 de setembro de 2009.

O primeiro colóquio reunindo pesquisadores brasileiros e franceses na área de comunicação ocorreu em 1992, em São Bernardo do Campo. Desde então, as reuniões bilaterais têm sido realizadas, alternadamente, nos dois países. O último evento foi promovido em 2006 pela Universidade Stendhal, Grenoble 3. Neste ano de 2009, o colóquio entrará no calendário das atividades do Ano da França no Brasil.

Os principais objetivos do IX Colóquio Brasil-França são:

- Divulgar a produção científica e profissional da área nos dois países, aprofundando as relações bilaterais de estudos em desenvolvimento e futuros;

- Propiciar debates sobre temas de interesse da comunicação no Brasil e na França;

- Permitir a troca de experiência acadêmico-profissional entre pesquisadores e profissionais dos dois países;

- Incentivar a realização de estudos comparados neste campo do conhecimento;

- Estimular o intercâmbio entre instituições acadêmicas e profissionais dos dois países;

- Criar laços de cooperação entre pesquisadores e profissionais brasileiros e franceses, no contexto de protocolo de intenção a ser assinado pela INTERCOM e a SFSIC.

Estudos Comparados

Os trabalhos deste ano darão prioridade aos estudos comparados em torno de três eixos nos quais os pesquisadores poderão inserir suas propostas:

1 - Os desafios da pesquisa em Comunicação no Brasil e na França.

2 - Estudos comparados entre Brasil e França.

3 - Avanços da pesquisa em Comunicação no Brasil e na França.

Normas para o envio das comunicações

1 - Os artigos devem ser inéditos.

2 - Os artigos devem ser escritos na língua original (português para brasileiros, francês para franceses).

3 - Os artigos devem ser formatados em corpo 12, fonte Times New Roman, espaço 1,5. Os textos deverão ter entre 20 e 30 mil caracteres, incluindo espaços, notas e referências bibliográficas

4 - Os autores devem fazer resumos em português e em francês (100 a 150 palavras) com cinco palavras-chaves.

5 - Todo procedimento de envio será feito online pela página www.intercom.org.br/nacional.

6 - O prazo final para o envio de trabalhos é 30 de junho de 2009 (a data para a confirmação da inscrição será divulgada posteriormente no site da INTERCOM.

Mais informações estão disponíveis no site da Intercom: www.intercom.org.br.


Promoção

INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
SFSIC – Société Française des Sciences de l’Information et de la Communication

Coordenação Internacional

Edgard Rebouças (Diretor de Relações Internacionais da INTERCOM)
Odile Riondet (Diretora de Relações Internacionais da SFSIC)

Coordenação

Zélia Leal Adghirni (UnB)
Rosa Maria Dalla Costa (UFPR)
Nicole d’Almeida ( Celsa, Sorbonne)

Comitê Científico- Brasil

Giovandro Ferreira (UFBA)
Juremir Machado (PUC-RS)
Laan Mendes Barros (Casper Libero)
Linda Bulik (Unimar)
Salett Tauk (UFRPE)