Portcom
Erro ao processar o arquivo SSI

 

Oportunidades & Carreiras

Revista Contracampo abre chamada de trabalhos

A revista “Contracampo”, do PPGCOM da UFF, abre chamada para a edição de número 18. O tema é “Comunicação e Literatura” e o deadline para envio de artigos é 30 de abril.

Os originais deverão ser enviados em três cópias impressas, acompanhadas de CD (disquetes não serão aceitos), para o seguinte endereço: Rua Tiradentes, 148, Ingá, Niterói (RJ), CEP 24270-240.

A “Contracampo” acolhe colaborações de autores do Brasil e do exterior, pertencentes ou não a programas de Comunicação. Os trabalhos submetidos são avaliados por dois pareceristas do Conselho Editorial e publicados após recomendação de ambos, obedecendo às datas de fechamento dos números semestrais. Somente artigos inéditos poderão ser submetidos à revista.

Formato e preparação de artigos para submissão:

Os trabalhos submetidos devem possuir entre 5000 a 7000 palavras, ou de 13 a 15 laudas, digitadas em Word (ou similar), fonte Times New Roman, corpo 12. O formato da página adotado para os trabalhos é o A4 (21 x 29.7cm) com as seguintes medidas: 2 cm de margem superior; 3 cm de margem inferior, 5 cm de margem esquerda, 3 cm de margem direita e medianiz 0. Cabeçalho de 1,2 cm e rodapé de 1,6 cm. Alinhamento pela esquerda somente.

O espaço entre linhas deve ser simples para o corpo do texto, e o espacejamento do parágrafo deve ser de 12 antes e 6 pontos depois de cada parágrafo, com recuo direito e esquerdo de valor 0.

Todos os parágrafos devem ser indentados em 0,5 cm.

Título e autoria, em fonte Arial, negrito, corpo 12, centrado e espacejamento entre linhas de 1,5 linhas. Usar caixa-alta (letra maiúscula) apenas para a primeira letra do título do artigo, exceto para nomes próprios ou palavras que exijam o uso de caixa-alta por razões gramaticais.

O nome do autor deve ser colocado abaixo da última linha do título, centrado, em Arial, itálico, corpo 10. Se o artigo possuir mais de um autor, separar os nomes destes com um vírgula e espaço. Se o número de autores exceder uma linha, não dividir o nome de um autor: coloque-o na linha seguinte. O nome de cada autor deve estar na seguinte ordem: primeiro nome, segundo nome ou inicial (se for o caso) e o sobrenome.

Incluir no final da primeira página do artigo nota de rodapé (com entrada após o sobrenome de cada autor, numeração personalizada por asterisco) com dados biográficos sobre o(s) autor(es), constante de filiação institucional, titulação, etc. com cerca de 50 palavras, em fonte Arial, regular, corpo 9.

As palavras-chaves e resumo em português devem vir após o título e nome dos autores. Usar 3 a 5 palavras-chaves, fonte Arial, corpo 10. Estas devem ser colocadas antes do resumo e serem antecedidas da palavra: "Palavras-chaves", alinhada à esquerda, em Arial, negrito, corpo 10.

O resumo deve ter aproximadamente 150 palavras. Usar fonte Arial, corpo 10 para o resumo. As especificações para parágrafo e coluna são as mesmas do corpo do texto (siga as instruções dadas para margens, espacejamento, indentação, coluna e alinhamento). O resumo deve ter como título a palavra “Resumo”, alinhada à esquerda, em Arial negrito, corpo 10. Na linha seguinte coloque o texto do resumo.

As palavras-chaves e resumo em inglês devem observar o mesmo formato para o português, sendo, porém, em itálico. Devem vir após o resumo em português. Substituir os títulos: “Palavras-chaves” por “Keywords” e “Resumo” por “Abstract”, para as palavras-chaves e resumo em inglês.

O texto do artigo deve ser iniciado na página seguinte às palavras-chaves (keywords) e ao resumo (abstract) em inglês. Para tanto, inserir quebra de página entre a página com título, autoria, resumo e abstract e corpo do artigo.

Não inserir numeração nas páginas.

Sugere-se o uso de não mais de três níveis de subtítulos para seu artigo, os quais devem seguir estas especificações:

*primeiro nível de subtítulo: Arial, negrito, corpo 11, alinhado à esquerda, espaço de parágrafo de 24 pontos antes do subtítulo e de 6 pontos após o subtítulo;

* segundo nível de subtítulo: Arial, negrito, corpo 10, indentado em 0.5cm, espaço de parágrafo de 12 pontos antes do subtítulo e de 6 pontos após o subtítulo;

* terceiro nível de subtítulo: Arial, negrito, itálico, corpo 10, indentado em 1.0cm, espaço de parágrafo de 12 pontos antes do subtítulo e de 6 pontos após o subtítulo;

* usar caixa-alta (letra maiúscula) apenas para a primeira letra do subtítulo do artigo, exceto para nomes próprios ou palavras que exijam o uso de caixa-alta por razões gramaticais;

* inserir um parágrafo (Enter) entre o texto que antecede o subtítulo e este.

Para o envio de material fotográfico, os editores devem ser previamente contatados para maiores especificações.

Para citar um autor no corpo do texto use 'aspas simples'. Citações que excedam três linhas devem ser separadas do corpo do texto (aperte a tecla “enter” uma vez).

Para citações, usar fonte Arial, regular, corpo 9, alinhamento à esquerda. Espacejamento entre linhas deve ser simples, recuo de parágrafo de 0,5cm, e espaço de 6 pontos após cada parágrafo de sua citação (se for o caso).

Usar notas de final de documento apenas, com exceção da nota biográfica do(s) autor, que aparece na primeira página do artigo. Usar fonte Arial, regular, corpo 9; e alinhar o texto pela esquerda. Usar notas de rodapé quando absolutamente necessário e evitar notas longas. As notas devem ser numeradas consecutivamente ao longo do texto.

As referências bibliográficas devem vir logo após a seção de notas e seguir a NBR 6023 DA ABNT, observado o formato de margens e espaços definidos acima. Todas as referências devem vir listadas alfabeticamente e cronologicamente na seção de referências, sob o título "Referências" (ver especificações para títulos de primeiro nível).

Para formatar as referências use fonte Times New Roman, regular, corpo 12, alinhamento à esquerda, espacejamento simples entre linhas, recuo especial de 0,5cm da segunda linha em diante e espaço de parágrafo de 6 pontos após cada referência.

Considerações sobre direitos autorais

Os artigos submetidos devem vir acompanhados de autorização de publicação pelo autor.

“Contracampo” detém o copyright sobre o conteúdo da publicação aceita. Fotocópias de artigos são autorizadas mediante solicitação aos editores e crédito das fontes.

Para evitar violação das leis de direitos autorais, favor não utilizar longas e muitas citações de uma mesma fonte, ou figuras publicadas previamente sem um documento de autorização de uso dos direitos autorais. Isto também se refere a imagens produzidas pelo autor, publicadas em outro veículo, cujo direito autoral tenha sido transferido à editora referente ao veículo anterior. Autores que não fornecerem documentos de autorização de uso de direitos autorais terão seus artigos devolvidos.

E-mail para contato: felipepena@globo.com