Portcom
Erro ao processar o arquivo SSI

 

Acontece

Comemoração dos 200 anos da imprensa no Vale do Paraíba

Por Ivan Martinez (UNITAU)

O Núcleo de Pesquisas em Comunicação (Nupec) da Universidade de Taubaté (UNITAU) vai promover, ao longo deste ano, um ciclo de palestras e debates com experientes pesquisadores da área, em comemoração a uma série de acontecimentos que marcaram a história da comunicação no Brasil. As palestras acontecerão em quatro encontros, realizados nos meses de abril, junho, agosto e novembro. Os eventos são voltados à comunidade acadêmica e abertos ao público.

O primeiro encontro será na próxima semana, dia 9 de abril, às 19h, com o prof. Dr. José Marques de Melo, presidente Intercom, que falará sobre o Itinerário da Imprensa Brasileira (1808-2008). No mesmo dia, também será apresentado o projeto do Nupec “Jornalistas do Vale do Paraíba”, que visa recuperar a trajetória de jornalistas da região para a construção de um amplo acervo da memória midiática da região.

No dia 14 de junho, às 9h, a profa. Dra. Alice Mitika Koshiyama, da Universidade de São Paulo (USP), abordará o tema: “Monteiro Lobato, a imprensa e a indústria do livro”, em memória aos 60 anos da morte do escritor.

Já no dia 13 de agosto, às 19h, a profa. Dra. Anamaria Fadul, da Universidade Metodista do Estado de São Paulo (Umesp), discorrerá sobre a regionalização midiática como uma realidade brasileira atual, em celebração aos 60 anos do jornal “A Voz do Vale do Paraíba”.

Para finalizar o ciclo de debates, no dia 13 de novembro, às 19h, prof. Dr. Paulo da Rocha Dias, do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), ministrará a palestra: “Carlos Rizzini, historiógrafo da imprensa brasileira”, em memória dos 110 anos de nascimento do jornalista.

Os encontros serão realizados no Departamento de Comunicação da UNITAU, localizado na Rua do Colégio, 334, no bairro Bom Conselho, em Taubaté. Mais informações no site www.csonlineunitau.com.br ou pelo telefone (12) 3625-4289.