Portcom
Erro ao processar o arquivo SSI

 

Acontece

Intercom Norte reúne pesquisadores de Comunicação em Belém


Foto: Raphael Pacheco/Comissão Intercom Norte

Começou nesta quarta, 20 de junho, em Belém, o VI Congresso de Ciências da Comunicação da Região Norte, o Intercom Norte, na Universidade Federal do Pará, reunindo estudantes, profissionais e pesquisadores de todos os estados da região. Mais de mil pessoas de toda a Região Norte e de outros Estados participam do evento, que tem como tema central “Comunicação na Amazônia: do oral ao digital”.

O Intercom Norte é a versão regional do tradicional congresso anual da Intercom e é o último – precedido pelas demais regiões brasileiras. O congresso nacional da Intercom – que neste ano de 2007, acontece na Cidade de Santos (SP) – é o maior evento científico da área no Brasil e será realizado entre os dias 29 de agosto a 02 de setembro, com o tema “Mercado, Região e Comunicação na Sociedade Digital”.

“O fato de a UFPA sediar o evento este ano tem um significado muito especial, pois é o ano da comemoração dos 50 anos da nossa instituição de ensino, a maior da Amazônia brasileira e a que tem maior número de alunos do país”, afirma Maria Ataíde Malcher, professora do curso de Comunicação da UFPA e coordenadora executiva do evento. O Intercom Norte faz parte do calendário comemorativo aos 50 anos da Universidade Federal do Pará e será realizado duas semanas antes da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que também acontece no campus da instituição.

O presidente da Intercom, José Marques de Melo, um dos pesquisadores pioneiros da área de comunicação no Brasil e autor de inúmeros livros, fez a conferência de abertura do congresso, que foi aberto na tarde da última quarta-feira pelo reitor da UFPA Prof. Alex Fiúza de Melo. Além dele, marcam presença outros pesquisadores de renome como Nilda Jacks (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Gabriel Priolli (Associação Brasileira de Televisões Universitárias) e Albino Rubim (Universidade Federal da Bahia). Segundo Maria Ataíde, a programação principal do congresso divide-se em conferências, grupos temáticos – em que serão apresentadas as comunicações científicas -, mesas redondas, além da Expocom Norte (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação da Região Norte), que seleciona os melhores trabalhos experimentais desenvolvidos durante o ano de 2006 por alunos de graduação das instituições de ensino superior do Norte. Os escolhidos representarão a região na etapa nacional da premiação.

Mais informações e o dia-a-dia do evento podem ser encontrados no site www3.ufpa.br/intercom