
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Ouro Preto - MG – 28 a 30/06/2012

As Considerações do Jornalista Vladimir Herzog para a TV Cultura em 19751

Jemima Bispo de JESUS 2

Gilze BARA3

Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG

Resumo

Em 1975, o  jornalista  Vladimir  Herzog assumiu a  direção  do telejornalismo da TV 
Cultura, antevendo a possibilidade de colocar em prática a ideia de responsabilidade 
social inerente às práticas do jornalismo em emissoras públicas. Neste artigo analisamos 
a constituição da emissora durante o regime militar e sua consequente contradição: ser 
uma fundação criada pelo Governo, financeiramente dependente dele, que devia, por 
outro  lado,  possuir  autonomia  intelectual,  administrativa  e  editorial.  Fazemos  uma 
reflexão sobre o projeto do jornalista denominado “Considerações Gerais sobre a TV 
Cultura”,  em  que  ele  apontava  as  carências  e  sugeria  possíveis  mudanças  na 
programação. 

Palavras-Chave: TV Cultura; TV pública; Vladimir Herzog; Ditadura Militar

Para começar

Enfrentar uma reflexão acerca do jornalismo televisivo em emissoras públicas, 

descortinando a trajetória do jornalista Vladimir Herzog4 e recuperando a história da TV 

Cultura é, sem dúvida alguma,  colocar-se diante de uma empreitada bastante difícil, 

mas, ao mesmo tempo, muito estimulante. Partindo do pressuposto de que, emissoras 

públicas  só  se  justificam  se  baseadas  na  ideia  da  independência,  o  que  implica 

apartidarismo radical e distanciamento em relação aos governos e ao poder econômico, 

1 Trabalho apresentado no Intercom Jr do XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste realizado 
de 28 a 30 de junho de 2012
2 Graduada em Comunicação Social/ Jornalismo pelo CES/JF e aluna especial do mestrado na FACOM- UFJF 
3  Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de 
Fora e Professora do curso de Comunicação Social do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; e-mail: 
gilze.bara@pjf.mg.gov.br  
4 Nasceu na cidade de Osijek, Croácia, em 27 de junho de 1937. Seus pais eram judeus e vieram para o Brasil em 
1946 fugindo da perseguição anti-semita na II Guerra Mundial.

1



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Ouro Preto - MG – 28 a 30/06/2012

podemos  afirmar  que  as  considerações  propostas  por  Herzog  foram  um  passo 

importante do jornalismo em direção à responsabilidade social. 

Apesar do projeto ter sido sucumbido mediante a trágica morte do jornalista, 

seus preceitos cumpriram dignamente o compromisso com a educação e a informação 

jornalística objetiva, crítica e equilibrada, com foco no cidadão, segundo padrões não 

comerciais  e  apolíticos.  Acima  de  tudo,  cumpriu  o  compromisso  com  o  direito  à 

informação e à comunicação de que todo ser humano é titular. 

Gênese da radiodifusão no Brasil 

A história da radiodifusão no Brasil, desde seus primórdios, foi marcada pela 

prevalência  dos  interesses  do  mercado  em  detrimento  do  interesse  público.  Essa 

característica  é  percebida  nos  processos  de  consolidação  do  rádio  e,  mais  tarde,  de 

formação da televisão. Assim, a experiência do rádio serviu como referência cultural, 

econômica e política para o nascimento da televisão. 

A  partir  dessas  breves  referências  históricas,  podemos  entender  porque  a 

televisão nasceu no Brasil como empreendimento comercial em 1950. A TV pública 

surgiu apenas 18 anos depois, em 1968, “quando a televisão já havia se firmado como o 

mais importante instrumento da indústria cultural brasileira”. (FILHO, 2000, p. 158). É 

imprescindível, dessa forma, traçar a diferenciação entre os sistemas predominantes de 

televisão. Em primeira instância, um serviço televisivo estatal significa igualmente que 

o Estado é o dono e o detentor do espectro de radiofrequências. Isto é, cabe ao Estado, 

através de uma legislação pertinente, determinar quem e em que condições podem esses 

operadores exercer a sua atividade, estipulando parâmetros em relação aos conteúdos 

mínimos de determinados gêneros na programação, ou quotas das mais diversas e outras 

obrigações  a  que  estão  sujeitos  esses  mesmos  licenciados  para  exercer  a  atividade 

televisiva.

Como aponta Scorsim (2008), apesar de a Constituição diferenciar os sistemas 

de radiodifusão estatal e pública, na prática há a confusão conceitual entre os modelos. 

Ainda  segundo  o  autor,  a  conceituação  da  televisão  estatal  deve  estar  vinculada  à 

titularidade exclusiva e o controle do Estado sobre a programação.  O núcleo de sua 

definição corresponde às ideias de competência estatal quanto à organização e prestação 

2



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Ouro Preto - MG – 28 a 30/06/2012

do serviço de televisão por radiodifusão. Daí, a incompatibilidade entre a livre iniciativa 

e o sistema estatal.

Já o sistema de radiodifusão público possibilita a concretização dos direitos à 

educação e à cultura por intermédio das televisões educativas e, especialmente, no caso 

das  televisões  comunitárias,  o  exercício  direto  pelos  cidadãos  das  liberdades  de 

expressão e de comunicação social. Em outras palavras, o sistema público é o âmbito, 

por  excelência,  para  a  realização  dos  direitos  sociais  relacionados  à  educação  e  à 

cultura.

Para Bustamante (1976) o critério essencial para a caracterização da televisão 

pública é a independência diante do poder público, assegurada mediante a participação e 

o controle social, particularmente o poder de auto-organização interna com a indicação 

de seus administradores e, sobretudo, a nomeação de seu presidente, vedando-se que o 

chefe do Poder Executivo (seja presidente da República,  seja governador do Estado) 

escolha o responsável pela direção da entidade. Em verdade, trata-se de uma verdadeira 

garantia  constitucional  de  acesso  dos  cidadãos  e  dos  grupos  sociais  ao  meio  de 

comunicação social consubstanciado na televisão por radiodifusão.

A TV Educativa, por sua vez, encontra-se, em sua grande maioria, no âmbito da 

estrutura das administrações públicas. Em função disso, elas estão sob a influência dos 

governos que procuram imprimir uma determinada visão ideológica quanto ao conteúdo 

da programação. Para evitar isto, faz-se necessária a independência dessas estações de 

televisão para se tornarem de fato, e de direito,  televisões públicas não estatais,  não 

vinculadas à esfera governamental. (REY, 2002, p.40).

A instituição da TV Cultura

Conhecendo as características dos modelos de TV instituídos no Brasil, partimos 

para a fundação da emissora na qual transcorreram o episódio concernente à presente 

pesquisa.

Em 1967 foi constituída a Fundação Padre Anchieta, FPA, responsável pela TV 

Cultura  de  São  Paulo  e  ligada  ao  governo  estadual.  Logo  de  início,  trocou  a 

denominação de TV Educativa por TV Cultura,  fazendo alusão ao canal que existia 

anteriormente.  Mas  a  TV,  embora  tenha  ficado  isenta  de  qualquer  influência 

publicitária, já que a lei proibia, devendo manter em relação ao governo estadual rígida 

3



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Ouro Preto - MG – 28 a 30/06/2012

independência,  teve  grande  controle  ideológico  do  autoritarismo  da  época  e  não 

conseguiu fugir das regras do regime militar.

Em 1967,  uma  postura  radical,  antidemocrática  e  repressiva  instalava-se  no 
poder. Logo, em fevereiro, uma conveniente Lei de Imprensa foi aprovada pelo 
regime para conter a divulgação de ideias ou informações contrárias ao regime 
militar. (LIMA, 2008, p. 42).

No mesmo ano em que instituiu a FPA, o governador Abreu Sodré submeteu-a 

ao regime de direito privado para evitar interferências do poder público. Filho (1988) 

acredita que, em nome da autonomia, o governador criou um clube fechado, sobre o 

qual  teria  influência  decisiva,  sendo  isso  uma  contrafacção  autoritária  do  discurso 

liberal pregado.

A Fundação Padre Anchieta adotou como poder máximo um Conselho Curador 
formado  por  representantes  de  instituições  públicas  e  privadas  da  sociedade 
paulista,  inspirado no Conselho de Governadores da  BBC de Londres.  Com 
algumas limitações, se comparado ao seu inspirador, ainda assim o Conselho 
Curador  da  Fundação  Padre  Anchieta  é  a  principal  barreira  institucional  às 
investidas  do  Estado  e  da  iniciativa  privada  sobre  as  emissoras.  [...]  As 
limitações estão no fato de existirem no Conselho cadeiras vitalícias e de haver 
uma presença excessiva de representantes de órgãos estaduais. (FILHO, 2000, 
p. 159-160).

No discurso de inauguração da TV Cultura o primeiro presidente da FPA, como 

relembra Filho (1988), José Bonifácio Coutinho Nogueira, afirmou que a Fundação não 

teria nenhuma outra posição política que não fosse a de divulgadora dos postulados da 

democracia.  Para ele,  todas as formas de proselitismo seriam recusadas,  voltando-se 

prioritariamente aos espíritos jovens de todas as idades e condições sociais. A filosofia 

de trabalho seria a busca da democratização do ensino e da cultura, oferecendo ao povo 

oportunidades, através de modernos métodos e processos de divulgação.

Contudo, o discurso não correspondia à prática. “O liberalismo retórico refere-se 

ao plano econômico que não tem correspondência na esfera política onde [...] a postura 

é conservadora”. (FILHO, 1988, p.23).

Um novo cenário político atingiu a TV Cultura em março de 1975, com a posse 

do novo governador do Estado, Paulo Egydio Martins, que propagava um governo mais 

liberal  em  relação  ao  antecessor.  O  novo  governador  propôs  várias  mudanças  e 

encarregou um grupo de trabalho de estudar a comunicação social. Depois de apontar 

4



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Ouro Preto - MG – 28 a 30/06/2012

graves  defeitos  na  programação  da  TV  Cultura,  como  indefinição  de  objetivos, 

desconhecimento do público a que se dirigia,  amadorismo na escolha de temas e na 

própria realização dos programas e um elitismo que levava a baixa audiência, o grupo 

recomendou  que  ela  fosse  utilizada  não  apenas  para  divulgar  atos  e  intenções  do 

governo, mas para permitir sua discussão. (MARKUN, 2005, p.76).

O grupo contratado pelo governador Paulo Egydio para estudar a situação da TV 

Cultura em 1975, recomendou ainda a abertura de um canal de diálogo que permitisse à 

população manifestar aos governantes seus problemas, anseios, apreensões, queixas e 

sugestões. Para isso, era preciso reformular amplamente a emissora, em especial o setor 

de telejornalismo.

Na ocasião, o secretário da Cultura chamou o jornalista Vlado Herzog para uma 

conversa e se impressionou com a atitude do candidato, que se limitou a descrever seu 

currículo  e  suas  ideias  para  o  jornalismo  da  emissora.  A  contratação  foi  decidida, 

embora o chefe do escritório do Serviço Nacional de Informação (SNI)5 apontasse a 

ficha  do  jornalista  como  tendo  registro  de  algumas  “veleidades  comunistas”  na 

juventude.

Anteriormente,  em  1972,  Vladimir  Herzog,  que  esteve  com  o  jornalista 

Fernando Pacheco Jordão estagiando na BBC e trabalhando na TV Excelsior, recebeu o 

convite do então secretário de Estada da Cultura, Ciência e Tecnologia, José Mindlin, 

para dirigir o setor de jornalismo da FPA. 

A vinda de Herzog para a TV Cultura era coerente com a postura de atrair os 
melhores profissionais e manter a excelência da programação. Mas Vlado tinha 
posições de esquerda, o que chocava frontalmente com a “linha dura” do regime 
que apertava o cerco contra a FPA. (LIMA, 2008, p.110).

Em 1974 quase toda a equipe de jornalismo foi demitida por ordem do palácio 

do governo, depois da transmissão de uma matéria sobre demissões de trabalhadores de 

uma empresa pesqueira, cujo proprietário era ligado ao chefe da Casa Civil do governo. 

(FILHO, 1988, p.54).

A  chegada  do  Vlado,  como  era  conhecido,  já  estava  com  esse  ambiente 

preparado, coincidindo também com o momento político que o país vivia. Como afirma 

Lima (2008) o secretário de Estado da Cultura, Ciência e Tecnologia, José Mindlin, teve 

5 Órgão criado pela lei nº. 4.341 em 13 de junho de 1964 com o objetivo de supervisionar e coordenar as atividades 
de informações e contra-informações no Brasil e exterior.

5



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Ouro Preto - MG – 28 a 30/06/2012

de  ir  a  público  defender  a  equipe  de  jornalismo  da  TV  Cultura,  acusada  de  fazer 

propaganda comunista  em seus  noticiários.  As  acusações  vinham principalmente  da 

Assembleia Legislativa Paulista, onde o deputado Wadih Helú afirmava que a Cultura 

fazia propaganda de comunismo em vez de promover o Governo do Estado.

Ao retornar à Cultura, Vladimir Herzog encaminhou ao presidente da FPA, ao 

secretário  da  Cultura  e  ao  próprio  governador  um projeto  chamado  “Considerações 

Gerais  sobre  a  TV Cultura”,  que  procurava  responder  ao  desejo  do  governador  de 

mudar  a  comunicação  do  governo  e  dar  novo  rumo  ao  jornalismo  da  emissora. 

(MARKUN, 2005, p. 78).

Sobre o retorno do jornalista à emissora, Fernando Pacheco Jordão, que também 

havia sido demitido em 1974, rememora:

Ele contava as dificuldades do trabalho, dificuldades políticas, principalmente. 
[...] E eu recomendava muito a ele ter paciência e, principalmente, eu dizia a 
ele: “Vlado, eu fiquei aí  anos, anos, esperando para poder fazer um jornal e 
depois mais alguns anos tentando fazer uma coisa decente. Vai com calma...” E 
o Vlado era um sujeito muito sensato. (LIMA, 2008, p.117, apud, JORDÃO, 
1975).

A sensatez do jornalista não era sinônimo de intimidação às pressões da 

época.  Assim,  nas  duas  primeiras  semanas  como  Diretor  de  telejornalismo  da  TV 

Cultura,  Vladimir  Herzog  formalizou  suas  primeiras  propostas  e  encaminhou  à 

assessoria administrativa da emissora, sendo que, as medidas foram logo aprovadas e 

colocadas em práticas. 

O projeto de Vlado

Nos primeiros  anos da emissora,  a proposta  elitista  permaneceu hegemônica, 

convivendo apenas com esparsas tentativas populistas. A proposta popular só chegou a 

se explicitar em 1975, principalmente no telejornalismo, que compensou a carência de 

recursos  materiais  com  a  prática  do  jornalismo  interpretativo.  Como  aponta  Filho 

(1988),  tratava-se  de  uma fórmula  arrojada  levando-se em conta  o  grau  de  censura 

imposto no início da década de 70 a toda a imprensa brasileira. “Primeiramente uma 

edição semanal chamada Foco na Notícia e depois um jornal diário, Hora da Notícia, 

deram um tratamento à informação, discutindo causas e efeitos do problema tratado”. 

(FILHO, 1988, p. 54). 

6



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Ouro Preto - MG – 28 a 30/06/2012

Sobre esse assunto são esclarecedoras as palavras de Santos (2005):

Quando a TV Cultura passou a ter uma programação diurna, ela passou a emitir 
um telejornal  na  hora  do  almoço,  no  meio-dia,  era  o  Hora  da  Notícia  1ª 
Edição,  comandado  pelo  Fernando  Pacheco  Jordão.  [...]  era  um  telejornal 
totalmente diferente do que você vê hoje. Os recursos visuais eram pequenos. 
Então ele era baseado, embasado em muita pesquisa. (LIMA, 2005, p.101, apud, 
SANTOS, 2005).

O cineasta João Batista de Andrade (2010) descreveu os métodos de filmagem e 

de  cobertura  jornalística  que  foram desenvolvidos  na  TV Cultura  ao  longo  de  seu 

trabalho  no  Hora  da  Notícia.  Tais  métodos  acabaram  sendo  adotados  também  na 

produção de documentários. Sobre eles afirma:

A visão que eu e Fernando Jordão tínhamos, era de uma democratização da tela 
e de interesse pelos reais problemas da sociedade, em contraposição a fantasias 
institucionais e à alienação dos noticiários até aquele momento. Isso implicava, 
como ocorreu no Hora da Notícia, na quebra de velhos hábitos, busca de uma 
visão  independente  e  não  oficial  dos  fatos,  mudanças  nos  conceitos  de 
autoridade na informação e uma nova eleição hierárquica da importância dos 
fatos  e  assuntos.  (ANDRADE,  2010,  p.  01.  Disponível 
http://cincomeiasete.blogspot.com/2010_01_01_archive.html)

Diante da carência estrutural, Vladimir Herzog ponderou em seu projeto:

É  preciso  dotar  o  setor  de  jornalismo  de  recursos  técnicos,  financeiros  e 
profissionais, para que alimente não só um telejornal diário, mas toda uma gama 
de programas, direta ou indiretamente, necessitados de trabalhos jornalísticos. 
(HERZOG, 1975).

Filho (1988) ratifica a afirmação, alegando que a prática desse tipo de jornalismo 

foi  viável  durante  algum tempo  em decorrência  dos  baixos  índices  de audiência  da 

emissora  e  do  jornalismo  em  particular.  Mas  as  características  peculiares  desses 

telejornais acabaram atraindo a atenção da audiência e, consequentemente, daqueles que 

se sentiam incomodados com as denúncias ali formuladas.

Líder de audiência na Cultura, o telejornal abordava assuntos de ligação direta 

com o telespectador. O homem da rua era convidado a expor os seus problemas antes 

das autoridades. Sobre o caráter do jornal, Jordão (2011) lembra: "nossa preocupação 

7



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Ouro Preto - MG – 28 a 30/06/2012

foi a de fazer um jornal de informação mesmo, e não com aparência de informação [...] 

com a ideia de selecionar [...] o que supúnhamos ser a necessidade de informação do 

público".

Entre os pontos do projeto proposto por Vlado, citamos ainda:

-Jornalismo em rádio e TV deve ser encarado como instrumento de diálogo, e 
não  como  um  monólogo  paternalista.  Para  isso,  é  preciso  que  espelhe  os 
problemas, esperanças, tristezas, e angústias das pessoas as quais se dirige. 
- Um telejornal de emissora do governo também pode ser um bom jornal e, para 
isso, não é preciso "esquecer" que se trata de emissora do governo. Basta não 
adotar uma atitude servil. (HERZOG, 1975).

Esses pontos explicitam a preocupação do jornalista com a postura elitista e, em 

alguns casos, evidencia  o incômodo de Vlado a respeito da influência do Estado na 

determinação da programação jornalística da TV Cultura. 

Em entrevista a Fernando Morais6 publicada no número zero do jornal Aqui São 

Paulo, Vlado deixou claro seu compromisso com a audiência:

Muita  gente  entra  aqui  pensando  que  pelo  fato  de  não  estar  amarrada  a 
patrocínio comercial,  a TV Cultura permite fazer qualquer coisa. Como se a 
audiência  pouco  importasse.  E  traduzem  nível  cultural  para  “hermetismo”, 
surgindo com ideias incríveis para a produção. Coisas assim no nível daquele 
filme de Resnais [...] que todo mundo assistia com a cara mais inteligente do 
mundo, e saía do cinema sem entender nada. Afinal, estamos gastando tempo e 
dinheiro  produzindo programas  para  meia  dúzia  de  amigos?  Claro que não. 
(HERZOG, apud, MARKUN, 2005, p. 84).

Na época, para Fernando Pacheco Jordão o Hora da Notícia era um jornal pobre 

de recursos, mas combativo, provando que um bom telejornalismo é capaz de levantar 

os índices de audiência de uma emissora.

Até  Vlado assumir,  o  Hora  da Notícia sempre  abria  com alguma  ação  do 
governo e suas estatais. Quando abordava questões ligadas à vida das pessoas, 
eram  temas  em  que  a  responsabilidade  governamental  era  difusa  [...]  E 
geralmente as iniciativas oficiais eram apresentadas pelo ângulo mais positivo. 
O  noticiário  internacional  se  resumia  a  notas  curtas.  Apenas  um  assunto 
ganhava destaque maior. Mas se algum ministro ia para o exterior, a equipe da 
Cultura seguia atrás. (MARKUN, 2005, p.85).

6 Jornalista, político e escritor brasileiro. Sua obra literária é constituída por biografias e reportagens. Trabalhou nas 
redações de Veja, Jornal da Tarde, Folha de São Paulo, TV Cultura e portal IG.

8



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Ouro Preto - MG – 28 a 30/06/2012

As  afirmações  de  Markun  (2005)  a  respeito  da  posição  estatal  adotada  na 

emissora contradizem o artigo 5º do próprio Estatuto da Fundação Padre Anchieta que 

diz  “não  poderá  a  Fundação  utilizar,  sob  qualquer  forma,  a  rádio  e  a  televisão 

educativas, bem como quaisquer outros meios de comunicação multimídia: I - para fins 

político-partidários.” (ESTATUTO FPA, 2009, p.1).

Remontando à década de 70, na tentativa de reaproximar a emissora do caráter 

público, sob o comando de Vlado, o jornal  Hora da Notícia passou a ser aberto com 

manchetes sobre assuntos de utilidade pública, sendo que, quando a notícia envolvia 

decisões  oficiais,  o  enfoque  era  para  suas  consequências  na  vida  das  pessoas. 

(MARKUN, 2005, p.85).

Entre  as sugestões para reformular  a emissora,  Vlado alinhava duas medidas 

urgentes.  A primeira  dizia  respeito à criação de um Departamento  de Publicidade  e 

Promoção, integrado por profissionais de comprovada competência e que acreditassem 

no papel e nos objetivos da Fundação. O setor levaria informações a outros veículos 

(jornais, revistas) sobre a programação, estimulando e controlando a sua divulgação. 

Isso  integraria  as  emissoras  da  Fundação  no  contexto  dos  "mass  media"  paulista  e 

nacional, afastando assim uma das cortinas de sigilosidade que afastam a público. Como 

afirmava o próprio Herzog em seu projeto7:  “Por que deixar  de divulgar  programas 

exclusivos, reportagens especiais? Nesse setor, deve-se investir seriamente em material 

humano. Do contrário, acabará como simples serviço de relações públicas”.

A segunda medida tratava da:

Busca  de  uma  "nova  imagem"  junto  ao  público.  Por  defeito  de  origem,  as 
emissoras da Fundação agridem o público a partir das próprias denominações. 
Nos  Estados  Unidos,  o  canal  educativo  é  chamado  "public  television", 
denominação menos pomposa e agressiva do que "cultural" ou, o que é pior, 
"educativa".  Mas,  se  o  nome não pode ser  mudado,  a  "imagem"  certamente 
pode.  A imagem é derivada da programação como um todo,  isto  é,  é  inútil 
querer "melhorar" este ou aquele programa. É preciso garantir uma média de 
qualidade e interesse, que reconquiste a confiança do telespectador quando gira 
o botão para o Canal 2. Ai, então, será preciso cuidar do problema do horário. 
Pouco adiantará inverter rios de dinheiro num programa, se este for lançado em 
horário infeliz. (HERZOG in MARKUN, 2005, p. 79).

O  objetivo  da  nova  política  de  programação  era  relacionar  o  conteúdo  à 

realidade em que vivia a parcela de público que seria atingida em determinado horário e 

determinado programa. 

7 Disponível em http://www.vladimirherzog.org Acesso em 30 de março de 2011.

9



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Ouro Preto - MG – 28 a 30/06/2012

Com base em seu projeto de trabalho, Vlado propôs, um mês antes de sua morte, 

algumas medidas concretas que seriam o primeiro passo para a consecução do objetivo 

final de reformular o telejornalismo da TV Cultura. Em um memorando encaminhado á 

Assessoria Administrativa da emissora, no dia 14 de setembro, ele propunha: 

"Gostaríamos  de  ver  adotadas  as  seguintes  medidas  antes  de  uma 
reprogramação definitiva: 
A partir de outubro de 1975:
a)  Cancelamento  imediato  do  "Jornal  da  Manhã",  por  falta  de  condições 
minimamente satisfatórias de produção, o que nos impede de assumirmos plena 
responsabilidade pelo que vai ao ar neste horário. 
b)  Reexame urgente dos objetivos,  conteúdo e horário do "Jornal  Agrícola". 
Pelos mesmos motivos alegados no item A, tomamos a liberdade de sugerir a 
suspensão  provisória  do  "Jornal  Agrícola"  enquanto  se  procede  ao  reexame 
proposto.  (HERZOG in MARKUN, 2005, p. 80 ).

 Esta parte da proposta foi aprovada e todas as sugestões foram aplicadas pela 

Direção da TV Cultura. Mas, mesmo assim, desde seu primeiro dia de trabalho, quando 

assumiu a direção do Jornalismo da Cultura,  no dia 1º de setembro de 1975, Vlado 

passou a sofrer pressões permanentes.

 

Na semana de 20 a 25 de outubro (1975) a coisa começou a ficar mais pesada. 
O Weis teve que assumir porque ele estaria sendo procurado, o Markun chegou 
a ser preso... O Konder estava preso. Então o Vlado começou a ficar realmente 
muito aflito. (COSTA in LIMA, 2008, p.111).

Vlado tinha posições de esquerda, o que chocava frontalmente com a linha dura 

do  regime  que  apertava  o  cerco  contra  a  FPA.  Em  outubro  de  1975,  tendo  se 

apresentado ao DOI-CODI (Departamento de Operações  Internas),  atendendo a uma 

intimação, o jornalista foi detido e torturado até a morte.

Conclusão

Diante do conteúdo exposto e, principalmente, das considerações propostas pelo 

jornalista  para  a  TV  Cultura  paulista  na  década  de  70,  é  possível  observar  a 

imprescindibilidade de uma emissora pública cunhada na responsabilidade e na ética 

jornalística e respaldada na preocupação com o público a que se dirige.

Constituída  como  fundação  de  direito  privado,  a  Fundação  Padre  Anchieta 

deveria manter em relação ao governo estadual rígida independência, administrativa e 

10



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Ouro Preto - MG – 28 a 30/06/2012

financeira. No decorrer do trabalho de pesquisa sobre a emissora, foi possível perceber 

que  isso  não  ocorreu  plenamente.  Fica  a  nítida  sensação  de  que,  enquanto  alguns 

profissionais competentes buscavam prestar à sociedade um eficiente serviço público de 

radiodifusão,  o governo via a TV Cultura como canal de expansão de seus projetos 

político-eleitorais em um período de repressão e arbítrio.

Nesse sentido, as mudanças na linha de programação da emissora, propostas por 

Vladimir Herzog, embora não parecessem tão ousadas ou revolucionárias, poderiam ser 

consideradas pontos básicos sobre a verdadeira função da TV pública e sobre seu papel 

frente à sociedade.

Assim como Karam (1997) defendeu que os pressupostos morais e éticos em que 

se desdobra a atividade profissional dos jornalistas não podem estar submetidos à lógica 

do Estado, do interesse privado ou a critérios pessoais, Vlado também acreditava que a 

emissora do governo do Estado padecia de vários defeitos fundamentais, por isso era 

necessário implantar uma política de comunicação capaz, não só de divulgar os atos e 

intenções do governo, mas também a discussão dos mesmos.

            O  objetivo  de  suas  considerações  era  construir  uma  consciência  crítica  no 

público  em  relação  ao  modelo  oferecido,  o  que  levou  os  órgãos  de  segurança  da 

ditadura militar a investigar, prender e torturar o então Diretor de Telejornalismo da 

emissora,  justificando  que  ele  pertencia  ao  Partido  Comunista.  Assim,  o  jornalismo 

proposto por Vlado era um instrumento de lutas, mudanças, avanços sociais, conquistas 

populares e, compromissos éticos e foi, por isso, cruelmente sucumbido.

11



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Ouro Preto - MG – 28 a 30/06/2012

Referências

ANDRADE, João Batista de. O percurso da televisão e do jornalismo nos anos 70. 
Disponível em http://cincomeiasete.blogspot.com/2010_01_01_archive.html Acesso em 15 mai 
2011.

BUSTAMANTE, Enrique. Guia Alfabético das Comunicações de Massas, Lisboa: Lexis, 
1976.

CONSELHO CURADOR. Estatuto Fundação Padre Anchieta. Disponível em 
www2.tvcultura.com.br/fpa/institucional/estatuto-fpa.pdf Acesso em 13 mai 2011.

FILHO, Laurindo Leal. “TV Pública.” In: BUCCI, Eugênio (org.). A TV aos 50: criticando a 
televisão brasileira no seu cinquentenário. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2000.

_________. Atrás das câmeras: uma relação entre cultura, Estado e televisão. São Paulo: 
Summus Editorial, 1988.

HERZOG, Vladimir. Considerações sobre a TV Cultura, in: MARKUN, Paulo. Meu querido 
Vlado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

KARAM, Francisco José. Jornalismo, Ética e Liberdade. São Paulo: Summus, 1997.

LIMA, Jorge da Cunha. Uma história da TV Cultura. São Paulo: Fundação Padre Anchieta, 
2008.

MARKUN, Paulo. Meu querido Vlado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

_____________. Entrevista concedida a Jemima Bispo. Juiz de Fora, 20 fev. 2011, via 
correio eletrônico.

PRIOLLI, Gabriel. Entrevista concedida a Jemima Bispo. Juiz de Fora, 07 abr. 2011, via 
correio eletrônico.

REY, Gérman. O cenário móvel da televisão pública Alguns elementos do 
contexto.In: RINCÓN, Omar (Org.). Televisão Pública: do consumidor ao cidadão. 
SãoPaulo: Friedrich Ebert Stiftung, 2002.

SCORSIM, Ericson Meister. Delimitação conceitual das TVs estatal, pública e privada. 
2008. http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/delimitacao-conceitual-das-tvs-
estatal-publica-e-privada. Acesso em 25 fev. 2011.

12


